Trilha para Karakol, Quirguistão

Na longa trilha para a cidade de Karakol, no Quirguistão, montanhas íngremes da Ásia Central se tornam caminhos para pequenos rios rápidos e intensos que por ali passam. No trajeto, os ventos dançam as copas de altos pinheiros e a água dos rios chacoalham as pedras à margem.

Os quatro elementos da natureza – terra, água, fogo e ar – são como as notas de uma melodia que tocam constantemente ao nosso redor, mas muitas vezes passam despercebidos em nosso dia a dia agitado. No entanto, quando paramos para contemplar as miudezas que vemos ao nosso lado ou colecionamos, descobrimos que esses elementos estão profundamente entrelaçados em cada pequeno tesouro que encontramos. No que entendemos por vida no planeta, é fundamental a coexistência de cada um deles para a manutenção do outro.

A água e a terra são dois dos quatro elementos da natureza que desempenham papéis cruciais em nossas vidas e no equilíbrio de todo o ecossistema. A água é a essência da vida. Ela flui em rios e riachos, repousa em lagos serenos e vastos oceanos, e cai do céu como chuva que nutre a terra. A água é o símbolo da fluidez e da adaptabilidade. Qual foi o rio que já passou em sua vida? Ela nos ensina a importância de fluir com as circunstâncias da vida, assim como um rio serpenteia por seu caminho, contornando obstáculos. A água é também um lembrete da nossa própria fragilidade e da necessidade de preservar esse recurso precioso. Ela é a fonte de toda a vida na Terra, tanto para nós quanto para as inúmeras formas de vida que habitam rios, lagos e oceanos.

A terra, por sua vez, é o elemento da estabilidade e da solidez. Ela é a base sólida sob nossos pés, a fundação que nos sustenta. De pés no chão. A terra nos fornece alimento, abrigo e os recursos naturais de que precisamos para viver. Cada pedaço de solo é um ecossistema em si, abrigando uma variedade de vida, desde minhocas e insetos até plantas e árvores imponentes. Ao observar a terra, podemos aprender sobre paciência e resiliência. Ela nos mostra como a vida pode brotar mesmo nas condições mais adversas, como uma flor que desabrocha em meio ao concreto.

Ao conectarmos nossas crianças à água e à terra, estamos conectando-as à própria essência da vida. Estamos mostrando-lhes a importância de respeitar e cuidar desses elementos vitais, de modo que possam continuar a sustentar todas as formas de vida na Terra. Entretanto, o verdadeiro presente vai além do entendimento dos quatro elementos do planeta. É a oportunidade de mostrar-lhes como enxergar o mundo com olhos de admiração e respeito. É ensiná-las a observar as formigas diligentemente construindo seus caminhos, um lembrete de que cada ser, por menor que seja, desempenha um papel essencial na harmonia da natureza.

Conheça propostas de ateliês com os quatro elementos!

Uma resposta para “Terra e água: harmonia”

  1. Avatar de Daniele Luiz
    Daniele Luiz

    Muito rico, olhar os detalhes em cada coisa ao redor grandiosa.Maravilhoso aprender com a natureza e o que ela nos fornece, sentir o vento, ouvir os pássaros, olhar as formigas 🐜 trabalhando de uma forma tão organizada. Olhar folhas, galhos, sementes apreciando os detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *