__ “Já pra diretoria”!
Esta é a frase que assombra os estudantes há muitos anos. Com ela, um estigma que ao longo do tempo está sendo desfeito, com justiça. Não se pode resumir a importância da diretoria da escola à última instância da disciplina. Não é.
Esses valorosos profissionais carregam sob os ombros a responsabilidade de fazer a escola “dar certo”. Para que isso aconteça seus cérebros, corações e memórias precisam estar atentos a cada detalhe da engrenagem.
Mas especialmente hoje não desejamos trazer aqui a lista infindável de atribuições da diretoria porque este artigo se transformaria num livro. Nosso desejo é apenas registrar nosso reconhecimento por sua importância na construção de uma educação melhor para todos.
Sekiichi Kato, o “diretor porteiro” da Fuji School, em Tóquio. Foto realizada por Piti durante Missão internacional das escolas associadas da UNESCO ao Japão.
Precisamos dizer que sabemos que em cada pequeno detalhe, como um rolo de fita crepe, está presente seu olhar de aprovação. É preciso deixar claro que temos ciência que cada documento recebido ou emitido em nossas escolas, tem seu olhar técnico e responsável.
Necessário afirmar que temos plena consciência de que as escolhas do corpo docente têm seu olhar criterioso, sempre com foco no melhor que estiver disponível. Lógico que sabemos que escola é chão de vida, de convivência, de ciência, de letras e números. Sendo assim, turbulência.
Queremos que vocês, diretoras, saibam que vemos sua atenção estampada em nossos projetos, em nossas festas, em nossos arquivos e em nossos contra cheques. Vocês têm que saber que temos a certeza de contar com suas presenças de experiência, ponderação e força.
Vocês precisam saber que quando professores, coordenadores, equipe auxiliar, cozinheiras, bedéis, estudantes e muitos pais encontram as bifurcações das estradas da vida, eles sabem que podem consultar vocês sobre o norte.
Que vocês creiam em nosso reconhecimento e recebam esta homenagem. Desejamos que encontrem serenidade e força em cada pequena pausa de seus dias. Que encontrem o descanso em cada noite dormida. Porque suas jornadas são desafiadoras.
Maria Victorya é mantenedora do colégio Aletheia, em Buenos Aires. É uma parceira de vida da história da Diálogos.
Queremos que neste próximo dia 12 todos os nossos corações estejam unidos em vibrações em seu favor. Queremos estar com vocês para abraçá-las e beijá-las em gratidão e respeito. Quem em todas as escolas do mundo as pessoas se unam em silêncio, confabulem aos ouvidos, que tramem às sombras e extravasem suas gratidões para percorrer com amor o trajeto que leva até suas salas.
Para, neste dia, não levar até você nada que não seja carinho, afeto e uma boa xícara de café. E que a frase chavão da abertura deste artigo carregue nossa homenagem singela, mas muito verdadeira. E que se juntem a nós todas as boas coisas da vida, a prosperidade, o amor, a saúde e a longevidade. E todos nós, juntos aos nossos desejos, seguiremos em sua direção e sob sua direção para um longo abraço.
E que a sociedade como um todo esteja conosco para esta entrega repleta de reconhecimento e gratidão, para bradarmos festivamente:
__ “Já pra diretoria”!!