logo

Confira nossa programação de encontros:

curso online

Pensar nos Rituais de passagem do 5º para o 6º ano - com Fernanda Costa e Tanussya Salomão

Como garantir uma transição significativa dos estudantes para uma nova fase escolar? É viável criar experiências marcantes que fortaleçam o senso de comunidade e preparem os estudantes para os desafios que os aguardam?

curso presencial

EIXO 1: A educação e a poética do cotidiano em estado de ateliê - com Stela Barbieri e Valeria Gobato - 6 de abril

O lugar do educador, o lugar do artista e a criação de sentidos.Encontro com diversas áreas do conhecimento e diferentes linguagens na complexidade da contemporaneidade. A criança, o adolescente e o adulto com suas potências e os direitos de aprendizagem. A aprendizagem como invenção e investigação construída como método cartográfico.
curso online

É fundamental estruturar um curriculo emergente para além da BNCC no Ensino Fundamental

Ao pensar em um currículo emergente no ensino fundamental I, a Escola Aurora propõe-se a construir propostas que dialoguem com a BNCC, mas que também respeitem os interesses das crianças e as intencionalidades dos professores em um documento norteador chamado partitura projetual. Por isso, o currículo que construímos é considerado mutável. No encontro do dia 25/04, pretendemos mostrar como o currículo é construído cotidianamente e como, a partir disso, os contextos investigativos são pensados para dar origem a projetos de investigação, no 1º e no 5º ano do ensino fundamental.
curso online

Para a Kando, um lugar de continuidade que sustente as práticas cotidianas

Quais escolhas cotidianas fazemos para garantir aprendizagens significativas? Quais estratégias elegemos para fazer do espaço um facilitador dos processos de aprendizagem e construção de sentido para as crianças? De que forma documentamos e, como e para quem avaliamos? Como unir a escuta atenta dos interesses das crianças a uma pedagogia afetiva, que contemple as aprendizagens essenciais para crianças do Ensino Fundamental?
curso presencial

EIXO 2: A educação e a poética do cotidiano em estado de ateliê - com Stela Barbieri e Valeria Gobato - 15 de junho

Elementos essenciais de ateliê: espaço, tempo e materialidades. Espaço e lugar.

Tempo de experiências. Concepções sobre materiais, suas transformações e sua lida no cotidiano educativo. Convites que as materialidades fazem. Ateliês para pesquisas e experimentações. Introdução ao conceito de "contextos de investigação/invenção/aprendizagens" e suas construções.

curso presencial

EIXO 3: A educação e a poética do cotidiano em estado de ateliê - com Stela Barbieri e Valeria Gobato - 14 de setembro

O ateliê como construção de contextos de investigação e invenção.Contextos de aprendizagem e sua construção - aprofundamento e vivências. Pesquisa enquanto investigação ancorada no corpo.Processos de documentação pedagógica como registros processuais vivos que possibilitam uma partilha de aprendizagens de diferentes níveis e tornam visíveis as aprendizagens.Ética e estética nos contextos de aprendizagem.