Será que o choro é a única forma de expressão dos bebês? Acha suficiente que as únicas experiências que podemos oferecer a eles sejam o colo eventual, uma fralda seca, um banho e a amamentação? 

Óbvio que todas estas ações são importantes, necessárias e imprescindíveis. Entretanto, existe uma enorme riqueza que nasce da curiosidade destes pequenos que podem e devem ser alimentadas por oportunidades  mais ricas.

Há muito tempo uma enormidade de elementos artísticos pensados para os bebês, como músicas, desenhos, filmes e muitos outros, estão disponíveis.  O que estamos trazendo aqui são as possibilidades artísticas que podemos oferecer para construção com a participação direta deles.

Uma rica modalidade de escuta

Nós, que tanto prezamos a escuta da infância, temos a oportunidade de refletir sobre esta outra forma de ouvi-los. Desta vez por suas expressões vindas do inédito que surgem de suas percepções sensoriais, do exercício livre de suas imaginações e das suas impressões acerca de suas novas experiências.

Além da possibilidade de observação do adulto sobre as ações e reações dos bebês diante dos materiais disponibilizados, há neles a formação de intimidade com suas próprias sensações a partir das texturas, cores, formas e temperaturas. 

Educação, arte e cultura

Assim como qualquer outra modalidade das relações humanas, a liberdade está ligada diretamente à intimidade. Aproximar os bebês das linguagens artísticas pode estimulá-los nas práticas, aumentando sua proximidade com o universo das artes. 

Desta forma, ficam mais abertos a produzir, absorver e compreender os movimentos artísticos. E sendo as artes uma das mais importantes estruturas da cultura, tanto aquela já existente quanto a contemporânea, uma nova geração pode nos agraciar com sua chegada, nos ofertando mais inéditos: artistas e obras.

Arte com bebês

Toda a riqueza e complexidade deste tema estão registradas numa obra denominada Arte com Bebês, de autoria de Diana Tubenchlak. O livro, lançado pelo selo Panda Educaçãofez parte do kit de nosso clube de assinatura de formação de professores Diálogos Embalados no mês de maio de 2020.

Além de ser ilustrado com belíssimas fotografias obtidas da vivência da autora, apresenta também suas considerações sobre a relação dos bebês com a arte, inclusive a contemporânea, a arte e a pedagogia, a construção dos espaços, a escolha dos materiais, questões multissensoriais além de conversas com educadores sobre o assunto. 

Quem é Diana Tubenchlak?

Idealizadora do projeto “Arte com bebês”, Diana é especialista em linguagens artísticas pela Faculdade Santa Marcelina e Mestre em artes, com a pesquisa: “Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural”, pelo Instituto de Artes da UNESP.

Educadora, pesquisadora e consultora, realiza cursos e palestras sobre esses temas. Diana estará conosco no curso presencial: ARTE COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS no dia 28 de janeiro de 2023.  

Para mais informações acesse nosso site, na aba “cursos 2023”, ou clique aqui.

Arte, o quanto antes

É preciso romper, de uma vez por todas, a falsa premissa de que a arte é um luxo dedicado a poucos. Todo movimento do cotidiano das sociedades está repleto das mais diversas formas artísticas, produzidos, consumidos e apreciados por todos nós.

Para que a arte faça parte de nossas vidas de forma definitiva e estrutural, é necessário que as portas estejam abertas. Vamos abrir estas portas para nossos bebês e crianças, conhecendo cada vez mais sobre suas possibilidades, ambientes, materiais e abordagens.

Vamos combinar, como é bom quando a  criança se encontra com o artista que vive em si, para ser alguém que produza arte, e não apenas “fazer arte”?

Inscrevam-se, as vagas são limitadas…