A resposta para esta pergunta pode ser obtida de forma muito facilitada. Nós, que estamos próximos ao universo da educação e acreditamos no aprendizado vindo do brincar, do observar, do conviver, do socializar, do alimentar, do experienciar e até mesmo do ócio, sabemos que o aprendizado é algo que se constrói no simples exercício do estar vivo.

Ora, se podemos extrair conhecimento e enriquecimento de nossas experiências e vivências, então parece óbvio que sim, é possível aprender de forma remota. Mas existem algumas premissas para este “aprender” que diferem das formas convencionais e merecem atenção.

Para quem nunca fez um curso “on-line

Se você nunca fez um curso na modalidade remota, aqui vão alguns pensamentos para sua reflexão que podem estimular seu desejo. Vamos fazer um pequeno “tour” pelas infâncias e a importância de seus inéditos.

O primeiro brinquedo, o primeiro correr descalço, o primeiro banho de chuva, o primeiro dia na escola, a primeira professora, os primeiros amigos. Com o passar do tempo: a primeira namorada, o primeiro beijo, o primeiro carro…

Ao longo de nossas vidas estamos sempre expostos aos inéditos e às sensações e aprendizados que cada um deles é capaz de imprimir em nós. Não bastasse, existe uma força estimulante e revigorante nestas vivências de algo novo e ainda desconhecido. Alguns deles trazidos de forma impositiva pela vida, outros vindos de nossas escolhas, mas cada qual com sua importância.

E quando nos entregamos a estes eventos com compromisso e intensidade é que experimentamos de forma integral suas possibilidades de crescimento, aprendizagem e enriquecimento das experiências. Assim também para o aprendizado “on-line”. 

Desta pequena reflexão é possível extrair uma pequena lista de itens indispensáveis à sua primeira experiência de estudo de forma remota:

– Escolha: para ultrapassar o obstáculo da “primeira vez”, faça uma boa escolha do curso que vai fazer, aproximando-o ao máximo de seu interesse pessoal ou profissional, de forma a encontrar prazer no aprendizado. 
– Compromisso: A partir de uma boa escolha será mais fácil você manter uma relação de compromisso com seus estudos, eliminando as possibilidades de desistência.
– Intensidade: Estabeleça de forma confortável a intensidade com que vai se dedicar aos estudos. Isso não tem relação com a quantidade de tempo a ser investido, mas no grau de entrega que você vai oferecer. Não importa se apenas 1 hora ou 4 horas, esse tempo precisa ter sua entrega máxima. Uma boa dica é estabelecer um horário de estudo que não esteja sujeito a interrupções.

Agora preste atenção e encontra alguma diferença na lista acima se a opção fosse por um curso presencial. Existe alguma novidade? Sim, existe e ela é muito benéfica. Podemos nos beneficiar da escolha da intensidade de nossos estudos. 

Possivelmente este aproveitamento mais otimizado do tempo seja a maior vantagem oferecida pelos cursos à distância. 

Um caminho sem volta

Há alguns anos atrás o universo tecnológico era destinado a poucos ramos de atividade. Isso não é mais uma realidade. Todos estamos sendo inseridos neste mundo digital quando pagamos nossas contas por aplicativos bancários, quando nos reunimos com outras pessoas em  encontros virtuais e até nossas consultas médicas já são possíveis de forma remota.

Este aproveitamento de nosso tempo de vida gastos em filas, em salas de espera, no trânsito cada vez mais denso, pode e deve ser utilizado de forma muito mais proveitosa em nosso conhecimento, e isto nos parece muito bom.

Mesmo para aqueles que ainda relutam em aceitar ou se entregar ao mundo digital, este é um processo natural de nossas sociedades e que, em maior ou menor velocidade, todos seremos inseridos.

Com este pensamento em mente, a Diálogos já tem disponível para você alguns cursos e formações na modalidade remota para dar a oportunidade de inserção no mundo digital. Alguns deles podem ser acessados por aqui.

Se entregue a uma oportunidade de viver este inédito. Especialmente nós, educadores, que temos o compromisso com uma formação continuada, que reconhecemos a importância das infâncias que conduzimos e da força de transformação que a educação detém, sabemos da responsabilidade com que devemos abraçar esta causa.

Ainda que para você o magistério seja exclusivamente uma carreira profissional, saiba que a construção de um bom currículo pode alavancar sua carreira e oferecer oportunidades de melhor colocação e, consequentemente, melhores ganhos.

Ou se o seu interesse esteja em outras áreas da vida humana, ainda assim o mercado disponibiliza uma infinidade de cursos remotos que podem servir de trampolim para seu mergulho no universo digital.

Então, seja para potencializar seus conhecimentos e enriquecer sua contribuição para uma educação de melhor qualidade ou para alavancar sua carreira, ou apenas para ingresso no mundo “on-line”, esteja pronto para vivenciar uma experiência inovadora e muito proveitosa.

Já escolheu o seu?