Um lugar chamado Reggio Emilia – O livro
Aos amantes da alta gastronomia, Paris. Aos amantes da história do mundo, Cairo. Aos amantes da tecnologia, Tóquio. Mas se você se dedica à educação, à infância e as relações tão estreitas entre ambas, existe “Um Lugar Chamado Reggio Emilia”.
Esta obra é daquelas leituras que conduzem o leitor por lugares cuja descrição é tão rica, que aos que jamais estiveram lá são entregues todas as sensações disponíveis. Àqueles que já estiveram, a reativação de uma memória tão valorosa. Relatos vivos e pulsantes.
Abordagem Reggio Emilia
A abordagem “Reggio Emilia” foi idealizada e experimentada por “Loris Malaguzzi”, um pedagogo italiano que acreditou no aprendizado vindo do campo de experiências, onde a criança desfrute das relações de causa e efeito de suas ações, que aposte na ativa participação dos pais na escola, e muito especialmente no protagonismo dos meninos e meninas.
Ainda que isso pareça bastante simples, é um desafio e tanto a ser vencido. Promover uma escuta ativa da criança, para reconhecer seus anseios, suas aptidões naturais, estimular e dar espaço à sua criatividade sem, contudo, deixar de entregar o necessário conhecimento, é tarefa que exige educadores e educadoras reflexivos e em constante busca e merece muito, muito estudo e dedicação.
Não apenas pelo paradigma bastante inovador, mas, em algumas situações, pela própria dificuldade da mudança de conduta que se exige dos educadores, que precisam se desvestir da autoridade hierárquica que herdamos da escola convencional, para estar com a criança em mesmo nível, com olhos e ouvidos atentos aos seus interesses e conduzir o cotidiano da escola de forma a promover o aprendizado a partir deste lugar de observação e escuta. Aprendizado de ambos, adultos e crianças.
Uma escola que se construa a partir das vivências da própria criança, de seu núcleo familiar, de sua comunidade. Trazer para junto da escola seus familiares e agregar valores afetivos ao ensino. Uma preciosidade.
Reggio Emilia – A cidade
Para mergulhar neste vasto universo da abordagem “Reggiana” é necessário, quase que obrigatório, conhecermos as particularidades deste lugar tão mágico. Assim como apreciar um “petit gateau” respirando os ares parisienses, ou contemplar as pirâmides sob o sol escaldante da cidade do Cairo, aproximar-se da educação vivida em “Reggio Emilia” imerso em seus aromas, cores, texturas e seu ambiente acolhedor é experiência única, ímpar.
O livro “Um Lugar Chamado Reggio Emilia” é uma oportunidade de estar, através de uma leitura muito agradável e rica em detalhes, nesta cidade que se apresenta como uma das mais importantes referências em educação infantil.
Para quem deseja se inspirar na abordagem “Reggiana”, o livro traz a possibilidade de respirar seus ares e transpirar caminhando por suas ruas e praças.
Joe Garcia – O autor
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Educação pela PUC de São Paulo, Joe Garcia é um estudioso, dedicado pesquisador. Durante suas passagens por Reggio Emilia arregimentou farto material de observação, que foi a base da construção desta obra indispensável à biblioteca de todos os educadores.
A Diálogos Embalados, clube de assinatura para professores, que está sempre atenta às obras que apresentem as melhores práticas, com sua curadoria muito cuidadosa apresenta o livro “Um Lugar Chamado Reggio Emilia” em sua edição do mês de outubro de 2021.
Mergulhe nesta viagem rumo ao centro do mundo da Educação Infantil para se aproximar de suas construções centenárias, sua importância estratégica desde o século XVII, de seu renascimento pós segunda guerra, e do nascimento de uma pedagogia que se tornou referência assim como: Montessori, Piaget, Vygotsky, Dewey, entre outros.