Parte da capa do livro: “O que é uma criança”, de Beatrice Alemagna. Disponível na Livraria Diálogos

No tempo e espaço que vivemos, a educação desempenha um papel crucial não apenas no desenvolvimento intelectual, mas também em aspectos intelectuais, físicos, emocionais e psicológicos. Nesse sentido, a adoção de uma abordagem integral na educação traz valores e habilidades fundamentais para a formação das crianças. Neste pequeno texto, iremos trazer alguns assuntos importantes para a educação como um todo, trazendo livros que podem inspirar atividades dentro dos espaços educativos.

Uma das dimensões fundamentais da educação integral é a promoção da valorização das diferenças e do respeito à diversidade desde cedo. Ao preparar as crianças para lidar com a diversidade que encontrarão ao longo da vida, estamos promovendo uma mentalidade inclusiva, onde a diferença entre os sujeitos é vista como uma oportunidade de enriquecimento e aprendizado, e não como uma barreira. Desta forma, quanto mais diverso for o ambiente da criança, melhor. Pense no espaço educativo, pense na diversidade presente ali. As crianças são fisicamente diferentes? Seus cabelos ou a pele são iguais? Elas aceitam as diferenças, ou melhor, elas se aceitam do jeito que são?

Além disso, é crucial trazer às crianças o respeito à natureza e a importância de reconhecer que todos os seres vivos merecem cuidado e proteção. Ao transmitir essa noção através de exemplos concretos e incentivando as crianças a valorizarem e agradecerem pelo trabalho realizado pelos outros, estamos promovendo a empatia desde cedo. Com o passar dos anos, especialmente após o início da industrialização, nos distanciamos substancialmente do senso de pertencimento à natureza. Quantas vezes ouvimos coisas agradáveis sobre os ambientes naturais como se fossem algo externo e até distante? Nós também somos a natureza. Preservar as árvores, rios e lagos implica em nos preservar enquanto espécie.

A cortesia, a gentileza e a paciência também são dimensões importantes a serem desenvolvidas desde cedo. Ensinar às crianças a expressarem gratidão e afeto através de palavras amáveis e atitudes gentis contribui não apenas para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, mas também para uma visão mais positiva do mundo ao seu redor.

Além disso, é fundamental estimular as crianças como gerenciar suas emoções desde cedo, evitando situações em que a raiva e a cólera tomem conta e causem danos. Ao ensinar técnicas para lidar com a raiva e promover valores como honrar a palavra dada e aplicar o que se aprendeu, estamos contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de uma sociedade mais equilibrada e harmoniosa.

É importante que as crianças entendam seu papel no mundo e como suas ações podem fazer a diferença. Ao contar histórias e dar exemplos concretos, estamos ajudando-as  a internalizarem o senso de responsabilidade e a compreenderem o valor de suas ações no mundo. É uma responsabilidade compartilhada entre famílias, educadores e toda a sociedade. Quem sabe as gerações futuras possam enfrentar os desafios do mundo com mais sabedoria, empatia e consciência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *