No finalzinho de 2023, fizemos uma reflexão que trouxe diversos comentários em nossa caixa de e-mails. Falamos sobre o significado da leitura e da importância de não se cobrar. Todos nós gostamos de ler, mas o que significa começar ou terminar um livro?

Num mundo onde o mérito muitas vezes se mede pelo número de realizações, a pergunta sobre a quantidade de livros lidos ao longo do ano se faz persistente em nossas mentes. Pessoas que admiramos trazem, nas redes sociais, listas de livros que leram no decorrer dos meses. Vez ou outra, nos deparamos com alguém que declara ter lido 50 livros, e imediatamente nos envolvemos em um sentimento de inadequação, questionando se deveríamos ter feito o mesmo. “Como essa pessoa conseguiu trabalhar, lidar com os compromissos diários e ainda mergulhar tão profundamente no universo da leitura?” Será que essa comparação é realmente justa?

A leitura costuma ser encarada como uma corrida que precisa ser vencida, esquecendo-nos de que o processo, a pausa, a consulta são tão valiosas quanto o resultado final. É como começar uma aula de dança e, de imediato, nos imaginarmos bailarinos, negligenciando o fato de que a jornada é composta por pequenos passos. Ou mesmo aquelas máximas de ano novo: “no próximo ano vou fazer exercícios físicos”. Já reparou que você não precisa começar sendo um atleta? Que você pode começar a se exercitar fazendo pequenas caminhadas no seu bairro?

Da mesma forma, leitura não deve ser encarada como uma competição contra o tempo. Não se trata de começar e concluir um livro como se fosse uma tarefa a ser riscada da lista. Ela é, na verdade, um convite para explorar mundos e apreciar cada palavra. Um livro vai além da mera narrativa; pode ser uma fonte de consulta, um refúgio para pequenos trechos que oferecem consolo ou inspiração. Pode ser complementar a uma boa conversa com alguém, um curso, uma palestra ou uma oficina.

A leitura, em sua essência, é uma jornada íntima. A avaliação deste processo não deve se basear apenas no número de livros lidos, mas na profundidade das experiências que cada palavra proporciona. Permita-se explorar os textos em seu próprio ritmo, saboreando cada parágrafo, absorvendo a essência das histórias e, acima de tudo, respeitando o seu próprio tempo.

Construir uma biblioteca de “gente sabida”, com autores referência ao alcance quando necessário, é uma prática valiosa. Livros com temáticas importantes, seja no âmbito pedagógico ou literário, podem ser excelentes sugestões para tornar sua leitura mais significativa. Eles podem estar ali, ao seu alcance, quando precisar. Se a temática te interessa, não se preocupe em não lê-los de imediato. Uma hora a inspiração, a vontade ou a necessidade chegam.

Em 2024, não se cobre tanto e experimente novas formas de leitura: seja uma única página, a leitura do prefácio ou iniciar a partir de uma conversa com um amigo sobre o conteúdo. Em 2024, desejamos a todos um ano em ótima companhia: livros e leituras!