A Casa Diálogos inaugurou a segunda etapa da exposição “Aprendizagem Mão na Massa: o fazer como experiência transformadora”, do arte-educador e ecobrinquedista Renato M. Barboza, com as educadoras Carmen Sforza e Sandra Siqueira. A exposição é composta por 4 instalações, Criaturas fantásticas, Engenhoca com bolinhas, Ateliê Criativo e Ecojogos, que convidam a explorar diferentes materialidades e a colocar a mão na massa a partir da perspectiva da abordagem construcionista.

Foto: acervo da exposição

Em entrevista com Renato M. Barboza, pudemos compreender melhor o termo “ecobrinquedista”, que reconhece a ludicidade como parte essencial da vida de todo ser humano e dialoga com as materialidades de forma ecossistêmica, criando interseções entre arte, cultura e sustentabilidade. 

A exposição “… é um espaço onde adultos e crianças são convidados a explorar o desconhecido, sem soluções predeterminadas, e podem colocar a mão na massa e chegar a resultados encantadores. Na exposição apresentamos uma grande diversidade de materiais reutilizáveis ou de baixo custo e convidamos os participantes a desenvolverem seus projetos e criarem conexões, aprendendo através do fazer. O convite é para que os educadores se permitam vivenciar as propostas e se encantarem de forma transformadora”, diz Renato M. Barboza.

Foto: acervo do artista

A exposição tem como base a abordagem construcionista, apresentada no “Caderno do Educador mão na massa: dos princípios às práticas” do Instituto Catalisador, na qual Renato e Carmen são coautores. As metodologias utilizadas são ferramentas que envolvem tanto crianças, quanto adultos, gerando significativos espaços de interação intergeracional. “Com um convite para que adultos e crianças coloquem a mão na massa, de uma forma significativa, é possível oferecer um espaço de encantamento para todos, gerando interação e conexão. Não há distração, há envolvimento. Percebo que os brinquedos impregnados pela cultura midiática não fazem sentido para os adultos, isso explica em parte a dificuldade deles brincarem com as crianças”, explica Barboza.

Foto: acervo da exposição

A Casa Diálogos, como espaço expositivo, desempenha um papel essencial ao proporcionar um ambiente que convida à interação e reflexão. A ênfase no “Mão na Massa” sugere uma abordagem prática, convidando os visitantes a interagirem de forma livre e criativa com as propostas apresentadas na exposição.

Foto: Parte da apresentação da instalação Engenhoca com Bolinhas

A experiência transformadora proposta pela exposição busca ir além do tradicional modelo de aprendizagem, incentivando os visitantes a participarem ativamente do processo de descoberta. Esse enfoque prático não apenas estimula a criatividade, mas também promove uma compreensão mais profunda das questões abordadas pelos educadores. A mostra “Aprendizagem Mão na Massa: o fazer como experiência transformadora” fica até o dia 31 de março na Casa Diálogos.

Foto: Parte da apresentação da instalação Ecojogos