Lição para casa, lição para a escola

Vamos fazer um pequeno e rápido exercício de pesquisa sobre algo que será tratado neste artigo. Observe, caso tenha uma criança em sua casa, onde está o último brinquedo com o qual ela foi presenteada recentemente. 

Feito isso, e caso ele já não esteja guardado junto a outros infinitos objetos ganhados em outras datas anteriores, observe o quanto este objeto contribuiu para incrementar as relações da criança, quer com outras crianças, quer com os adultos.  

Será que a nossa condução das infâncias que nos são confiadas está realmente alinhada com suas necessidades, e especialmente com os seus direitos? Afinal, educar (em seu sentido mais amplo), deve ser apenas um derrame de informações sobre seus cérebros e corpos

COMO OLHAR PARA O “SER” COM INTEIREZA?

Quando nós adultos olhamos para as crianças, o que vemos?

Vemos pequenas criaturas que precisam comer e ficar fortes? Ou vemos seres que precisam de conhecimento para que se tornem adultos de sucesso? Quem sabe sejam apenas corpos desejosos por brincadeiras?  

Se você escolheu apenas umas das respostas, seja qual for, errou. Elas só podem ser consideradas todas juntas, e ainda com a soma da presença, da cumplicidade, do modelo e da liberdade de pensamento.

Quando se pensa em dar escuta atenta às crianças nosso papel não é o simples ato de suportar os ruídos de suas brincadeiras ou de seus incômodos. A escuta é algo muito maior e requer uma infinidade de reflexões. 

A escuta exige um olhar. Leia mais sobre a escuta aqui.

PARA PAIS E EUCADORES

É importante que se diga que as ações e posturas que devemos dedicar às crianças não são atribuições exclusivas de pais nem de educadores isoladamente. Elas são condutas cujas reflexões devem atingir a todos.

Não se pode perder de vista que a construção do mundo melhor que desejamos passa necessariamente pela condução inteligente e afetuosa das relações. Entendermos minimamente as complexidades da infância e a forma mais humana de abordá-las são ferramentas indispensáveis.  

EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA ESCOLA

Este é o título do livro que acompanha o kit deste mês de novembro do nosso clube de formação continuada para professores DIÁLOGOS EMBALADOS. De autoria de MARCELO CUNHA BUENO, ilustrações de THAIS BELTRAME e editado pela PASSARINHO, é daquelas leituras que consideramos indispensáveis.

Marcelo investe em suas palavras todo seu arsenal de educador enriquecido de suas vivências tão presentes de pai. É esta aproximação em grau máximo com a infância que faz desta obra um excelente livro de cabeceira para todos.

Com uma diagramação leve e ilustrações primorosas, este vasto repertório de conhecimentos e reflexões se torna uma experiência muito profunda e rica, além de permitir uma leitura muito agradável e dinâmica.

A própria configuração do sumário é um convite:

  • Criança precisa de…
  • O silêncio nos conecta a..
  • Educar é…
  • Como criar crianças generosas
  • Máximas de uma educação integral!
  • Qual é o papel da escola?

UM LIVRO PARA TODOS

Não importa qual é a linha pedagógica adotada por sua escola, qual o modelo em que se configura sua família, qual modelo de educador você se enquadra. Esta obra se destina a quem deseja repensar sobre condutas, posturas e conceitos.

A curadoria da DIÁLOGOS traz para seus assinantes este lançamento exclusivo que deseja contribuir para uma necessária e indispensável aproximação com as infâncias que nos rodeiam. 

Reafirmar a importância de nossa presença com inteireza, com amor e cumplicidade para fortalecermos nossas relações. Creia, não se trata apenas de mais um livro, mas de uma obra que pode alterar significativamente nossas visões de infância, de escola e de vida.

Se você já é nosso assinante, em breve este livro estará consigo e estamos certos de que vocês passarão juntos por muitos bons momentos, antes e depois da leitura. Se você ainda não assinou, esperamos por você neste clique aqui.

Lembre-se: se tocarmos uma única infância, estaremos tocando todo o mundo! Vamos juntos?