Em uma manhã de Outono Buenos Aires nos acolheu com singelas gotas que escapavam do céu e folhas de diversas cores que também escapuliam dos galhos de árvores. 

Em uma manhã de Outono um novo intercâmbio de estudo se iniciou. Aletheia abriu suas portas e nos recebeu com música e poesia. Ambas falaram da cultura desse país vizinho ao nosso Ambas sairam  da boca de jovens cabeças pensantes e chegaram aos ouvidos de educadoras em busca de novos conhecimentos. 

Em uma manhã de Outono ouvimos Maria Victoria nos falando sobre construção de uma constelação. Sobre a importância do tempo que se leva para ela seja construída. Constelação entendida como essencial  para encontrar uma rota, um caminho. 

Em uma manhã de Outono significados pessoais foram ganhando forma durante a análise de vídeos. Conexões estabelecidas entre o passado, o presente e o futuro.

Em uma outra manhã de Outono nos demos conta que o grupo estava composto por educadoras   da cidade do México, cidades da Argentina – Buenos Aires, San Isidro, La Plata e muitos Brasis representados por Brasília, Santa Cruz do Sul, de cidades de SP – Mogi das Cruzes, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Santo André e da própria capital. Educação se pensa em conjunto. 

Na manhã seguinte de Outono palavras como envolvimento, coragem, olhar, fortalecimento, mudança, reflexão, alegria ( nada sem alegria, já disse Malaguzzi) e inquietações se fizeram presentes nos diálogos estabelecidos entre educadoras e na visita realizada aos espaços de Aletheia. Espaços que promovem escuta e entrelaçamento. Espaços que esparramam possibilidades. 

Ao final de duas manhãs de Outono a certeza de que nossa constelação  está sendo construída é visível e, certamente ela nos servirá de guia para nossos próprios espaços escolares e na indicação de novos diálogos. 

Queridas parceiras, que vocês se façam constelações na vida diária de seus pequenos. Esse é nosso maior desejo. 

Gratidão, Telma e Fabi