logo

O escritor Guimarães Rosa, em uma frase célebre do conto Barra da Vaca, do livro Tutaméia, disse que “felicidade se acha, é só em horinhas de descuido”. São nesses momentos que, observando ou sentindo o mundo ao nosso redor, é possível encontrar um mosaico de pequenas (e breves) felicidades, daquelas miudezas que muitas vezes passam despercebidas, mas que têm o poder de nos fazer ser guiados a momentos de paz e tranquilidade. Pense em quantas vezes você observou um pôr do sol, vendo o céu se mesclar de cores, em dégradé, até escurecer e revelar as estrelas. E quando se está no trânsito, ou por alguma estrada, e a lua se revela gigante, cheia, cheia de luz, e parece que a estamos vendo pela primeira vez?

Observe um jardim. As diferenças entre as folhas, um ecossistema se nutrindo e vivendo, em toda a sua pequenez. Pequenos pulgões, formigas minúsculas, casquinhas de cigarras e, de repente, você encontra uma joaninha solitária, pequena e delicada, trazendo consigo a promessa de sorte.

E que sensação maravilhosa é colocar os pés na areia da praia, sentindo a textura quente sob os dedos, enquanto o som das ondas acalma nossos pensamentos. Tudo bem, às vezes a areia está quente até demais e o mar não está pra peixe. Mas quem se importa quando o desconforto é apenas um grão perto de uma boa experiência?

Na natureza, cada um de nós tem sua pequena felicidade particular. Pode ser o canto de um pássaro que nos remete à infância e que nos faz sorrir ou o cheiro da terra molhada após a chuva. São esses momentos que nos aproximam da simplicidade da vida, nos lembrando de que os momentos felizes realmente se escondem em horas de descuido.

É importante se lembrar que nós também somos parte dessa natureza. E onde nos encontramos? Nas páginas de um livro, nas entrelinhas de uma música ou até mesmo nas histórias que compartilhamos com os outros. O que é a sua pequena felicidade em meio à natureza? Pode ser o cheiro das flores, a visão de um arco-íris depois da chuva ou até mesmo a sensação de grama fresca sob os pés descalços?

Vamos valorizar esses momentos, apreciar as miudezas da vida e encontrar alegria nas pequenas coisas que nos cercam. Afinal, a felicidade está sempre lá, basta olhar.

4 respostas para “Acordes da felicidade nas miudezas da vida”

  1. Avatar de Luciana
    Luciana

    Que texto lindo!
    Quanta sensibilidade.
    Parabéns!

  2. Avatar de sueli dos santos
    sueli dos santos

    que texto lindo foi copia e deixar colado no meu espelho para todo ler.

  3. Avatar de Rosani MATTOS
    Rosani MATTOS

    Amei

  4. Avatar de Maria Cléia Matucheski Micrute
    Maria Cléia Matucheski Micrute

    Muito inspirador…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *