O escritor Guimarães Rosa, em uma frase célebre do conto Barra da Vaca, do livro Tutaméia, disse que “felicidade se acha, é só em horinhas de descuido”. São nesses momentos que, observando ou sentindo o mundo ao nosso redor, é possível encontrar um mosaico de pequenas (e breves) felicidades, daquelas miudezas que muitas vezes passam despercebidas, mas que têm o poder de nos fazer ser guiados a momentos de paz e tranquilidade. Pense em quantas vezes você observou um pôr do sol, vendo o céu se mesclar de cores, em dégradé, até escurecer e revelar as estrelas. E quando se está no trânsito, ou por alguma estrada, e a lua se revela gigante, cheia, cheia de luz, e parece que a estamos vendo pela primeira vez?
Observe um jardim. As diferenças entre as folhas, um ecossistema se nutrindo e vivendo, em toda a sua pequenez. Pequenos pulgões, formigas minúsculas, casquinhas de cigarras e, de repente, você encontra uma joaninha solitária, pequena e delicada, trazendo consigo a promessa de sorte.
E que sensação maravilhosa é colocar os pés na areia da praia, sentindo a textura quente sob os dedos, enquanto o som das ondas acalma nossos pensamentos. Tudo bem, às vezes a areia está quente até demais e o mar não está pra peixe. Mas quem se importa quando o desconforto é apenas um grão perto de uma boa experiência?
Na natureza, cada um de nós tem sua pequena felicidade particular. Pode ser o canto de um pássaro que nos remete à infância e que nos faz sorrir ou o cheiro da terra molhada após a chuva. São esses momentos que nos aproximam da simplicidade da vida, nos lembrando de que os momentos felizes realmente se escondem em horas de descuido.
É importante se lembrar que nós também somos parte dessa natureza. E onde nos encontramos? Nas páginas de um livro, nas entrelinhas de uma música ou até mesmo nas histórias que compartilhamos com os outros. O que é a sua pequena felicidade em meio à natureza? Pode ser o cheiro das flores, a visão de um arco-íris depois da chuva ou até mesmo a sensação de grama fresca sob os pés descalços?
Vamos valorizar esses momentos, apreciar as miudezas da vida e encontrar alegria nas pequenas coisas que nos cercam. Afinal, a felicidade está sempre lá, basta olhar.
4 respostas para “Acordes da felicidade nas miudezas da vida”
-
Que texto lindo!
Quanta sensibilidade.
Parabéns! -
que texto lindo foi copia e deixar colado no meu espelho para todo ler.
-
Amei
-
Muito inspirador…
Deixe um comentário