“Antes, é preciso fazer do conhecimento das crianças uma premissa indispensável de qualquer percurso educativo. As crianças desenvolvem múltiplas teorias e hipóteses interpretativas da realidade que as cerca. Muitas vezes, essas teorias não são expressas porque não são ouvidas. É importante estarmos cientes do quão pouco ainda sabemos sobre as estratégias autônomas de aprendizagem das crianças.”
Este trecho do livro “Sapato e Metro”, que estampa o nosso Kit Embalados deste mês de março, propõe uma estratégia indispensável para trazer a autonomia para o centro do processo educativo de crianças: a observação. A metodologia de observação e documentação chamada sonda, utilizada no projeto Sapato e Metro, é vista como uma oportunidade para alcançar uma “observação da observação” e um “conhecimento do conhecimento”.
A sonda é uma ferramenta crucial para pesquisa e conhecimento, considerada uma oportunidade e um instrumento para uma observação mais profunda, especialmente nos processos individuais de aprendizado e nas relações interpessoais. Esta metodologia, exemplificada no projeto retratado no livro “Sapato e Metro”, faz parte do percurso das Escolas de Reggio Emilia, integrando-se em uma longa história de estratégias didáticas variadas. A ênfase recai na importância de fazer do conhecimento das crianças uma premissa indispensável para qualquer percurso educativo.
A pesquisa sonda é reconhecida como um processo que enfatiza a criatividade nos processos e incentiva a confiança nas estratégias de auto-organização das crianças. A documentação resultante da observação é um material rico, capaz de gerar autogeração e confrontar diferentes perspectivas.
A metodologia de pesquisa sonda, aplicada no projeto Sapato e Metro, envolve um grupo de crianças acompanhado por um professor e um atelierista. A continuidade temporal é importante no processo, com a retomada diária do que foi deixado no dia anterior, utilizando documentos e registros produzidos previamente.
Ficou curioso para saber mais sobre este assunto? Participe de nosso Clube de Livros para Formação de Professores.