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Vamos abrir este artigo partindo de uma premissa que nosso público já carrega consigo ao menos uma convicção parcial da importância da leitura, de modo geral. É preciso que isso seja instalado nos educadores com antecedência. Mas cremos que isso esteja feito.
Já falamos anteriormente das rodas de leitura e suas características. Entretanto, a leitura compartilhada, ou também conhecida por leitura colaborativa tem algumas particularidades que a diferenciam da roda.
Leia sobre as rodas de leitura clicando aqui.
O conceito de leitura compartilhada ou colaborativa
A leitura compartilhada ou colaborativa é uma estratégia pedagógica onde os estudantes fazem a leitura e a compreensão de um texto ou de um livro juntos, sempre com a mediação do educador para que seja uma ação produtiva e dela se extraiam os objetivos traçados.
Ultrapassando as questões mais afetas à perguntas e respostas sobre o assunto, a leitura compartilhada procura promover uma postura mais reflexiva das crianças e jovens do que necessariamente uma absorção dos dados contidos no texto.
Desta forma, nesta modalidade de leitura são muito bem vindas as interpretações individuais que possam surgir a partir das vivências de cada leitor. Capturar e compreender as entrelinhas, as nuances implícitas e as conclusões nascidas das discussões.
Porque é importante a leitura colaborativa?
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Observe que em seu próprio conceito já está embutida uma das principais importâncias da leitura compartilhada, qual seja, sua ideia central de promover através da leitura uma postura reflexiva e conclusiva. A partir daquilo que se lê, pôr-se a pensar sobre.
Esta é uma conduta que se adota com os olhos voltados ao próprio processo da ação, que adquire mais importância que o produto final. É uma forma de colher da leitura simples todos os frutos que a rodeiam, quando experimentamos e ousamos dar voz aos pensamentos surgidos.
Desta forma possibilitamos aos leitores que mergulhem no profundo do texto e não apenas no raso da decodificação das palavras. Permitir que compreendam a mensagem que o autor pretendeu entregar.
O papel do educador na leitura compartilhada
Para que se alcance os melhores resultados, a participação do professor neste processo é absolutamente fundamental. Desde a escolha dos livros, dos temas, do melhor momento e até das condições e locais onde se possa fazê-lo.
Especialmente no que diz respeito à mediação das discussões e reflexões nascidas da leitura. Esta condução depende de sua prévia organização e identificação das intencionalidades, para que durante o processo isso não escape ao foco.
Também é importante que o professor esteja minimamente preparado para orientar sobre os possíveis temas que possam ser debatidos nas rodas de conversas porque é sua oportunidade de apresentar seu conteúdo envolto pelo interesse que a leitura desperta nos estudantes.
É preciso que o professor tenha, obviamente, tido contato anterior com o texto ou o livro propostos para que conheça o gênero literário, o contexto histórico e social em que foi escrito e todo o universo de possibilidades propostas na leitura, nas discussões e nas interpretações de cada um.
Outro aspecto importante é a construção de um clima favorável à conduta. O cuidado com o ambiente, a construção de boas relações entre e com os estudantes. Para que sintam conforto e liberdade de expressão durante o processo.
A importância da construção do ambiente
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Neste caso não nos referimos ao ambiente em sua conotação física apenas. Além da importância de escolher um lugar confortável onde o convite ao refletir seja facilitado bem como conforto para os corpos, há de ser pensada uma ambientação social.
Os leitores precisam se sentir confiantes e confortáveis para que exprimam suas opiniões, discorram sobre suas reflexões e deem sentido às suas próprias conclusões. A liberdade de se expressar é indispensável.
Ao educador também a missão de promover a escuta atenta e cuidadosa evitar que se reprimam neste exercício de liberdade de pensamento e fala. Os contraditórios são necessários e nem sempre precisam surgir do professor, em geral eles nascem dos próprios estudantes e devem ser conduzidos de forma serena e segura.
As pausas também são necessárias
Por se tratar de um movimento de entrada e saída da leitura, as pausas são absolutamente necessárias ao longo do processo. Elas se destinam às elucidações pontuais para que a leitura siga fazendo sentido.
Durante as pausas podem surgir perguntas, dúvidas ou comentários e a compreensão deste momento favorece o prosseguimento da ação leitora quando posiciona ou reposiciona as crianças e jovens no contexto que se espera entregar.
Os resultados da leitura compartilhada
A lista dos bons resultados que se pode obter com a prática da leitura compartilhada ou colaborativa é bastante grande. Dentre elas podemos destacar:
- As próprias vantagens da leitura em geral;
- Melhoram o foco e a atenção;
- Estimula a compreensão de texto;
- Auxilia nas estratégias de síntese;
- Favorecem o raciocínio crítico;
- Permitem as formações de conclusão;
- Promovem a interação entre todos;
Em resumo, esta é uma prática que abarca muitas intencionalidades, que podem ir desde o contato com o livro, a literatura, os autores, para chegarem ao bom convívio entre os seres, a manutenção da harmonia nas discussões, do exercício de fala e escuta, da liberdade de pensamento e expressão, da compreensão, da possibilidade de alcançar ou repensar suas conclusões.
Percebe o quanto rico pode ser? Você já adotou a leitura compartilhada com sua turma?
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