Uma experiência além da educação

Você sabia que a abordagem Reggio Emilia não precisa ser necessariamente apenas um objeto de estudo e leitura? Pois acredite: é possível conhecer essa cidade italiana e não só isso. Existe um programa de estudos que atende grupos de professores de língua latina, lá mesmo, onde tudo acontece de fato.

Estes grupos de estudos incluem, além do conteúdo teórico, apresentações de documentação das escolas infantis, bem como visitas aos centros de formação e também às escolas que são objeto de estudo.

A Diálogos, empenhada na formação e transformação dos professores no Brasil tem, nestes meses de abril e maio de 2022, duas de suas sócias imersas neste universo tão rico de conhecimento e possibilidades.

Telma e Piti estão por lá para refinar ainda mais seus conhecimentos sobre a abordagem Reggiana e compartilhar com todos nós suas vivências e suas experiências como educadoras, sempre com suas atenções voltadas para a infância.

O QUE É ABORDAGEM REGGIO EMILIA?

A abordagem Reggio Emilia é um conceito pedagógico que elenca uma série de ações destinadas a trazer a criança para o centro do processo como um todo. Para que isto seja possível, dentre tantas outras questões podemos destacar alguns conceitos principais:

– Reposicionamento do educador: que deixa de ser o personagem principal a exerce papel de colaborador, observador e guia dos processos;
– Adoção do ambiente como elemento de aprendizagem;
– Desenvolvimento coletivo de aprendizagem;
– Utilização da arte e da criatividade como motores: ética estética; razão e imaginação;
– Valorização do processo ensino aprendizagem por intermédio da documentação.

Por mais simples que possa parecer, existem guardadas neste pequeno resumo, um grande número de conceitos estruturais enraizados em nossa cultura que precisam ser rompidos e repensados para a melhor compreensão da abordagem que se vivencia em Reggio Emilia.

É necessária uma desconstrução e uma reestruturação dos pilares sobre os quais os modelos tradicionais de ensino estão fundados. O conceito de educador, o conceito de criança, o modelo de escola e especialmente os processos de ensino/aprendizagem.

Quando falamos em entregar o protagonismo à criança não estamos a dizer que elas devem ser entregues à própria sorte, ou a que elas simplesmente aprendam por sua própria iniciativa. Nada disto.

É necessário que a criança seja ouvida se forma global para que os educadores conheçam e reconheçam suas potencialidades e suas habilidades ímpares, e que isso seja amplamente favorecido na construção e desenvolvimento dos processos educacionais.

E para que este processo ganhe robustez, é necessário que s e colha elementos dos cotidianos vividos no chão da escola, registrando-os de forma ampla e organizada, de forma com que se tornem objeto de aproximação com cada criança, mas também de estudo para o educador, para a coordenação, a direção e de forma mais ampla, para servir de observatório social e histórico.

Para conhecer mais sobre o assunto, a Diálogos recomenda:

REGGIO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Ainda que a vivência Reggiana seja uma realidade bem distante daquela experimentada por nós em nossos cotidianos, existe uma riqueza imensa para a nossa construção como educadores quando conhecemos, estudamos e nos aprofundamos neste tema.

Para muito antes da realização profissional, o professor é movido desde sempre pela paixão ao aprendizado. Sabemos muito bem o quanto nos realizamos pessoalmente com as conquistas de nossas crianças. Isso é fato.

Mas não podemos negar a importância de agregar aos nossos saberes as ferramentas que são capazes de aproximar nossa paixão da realidade que vivemos. Tantos são os elementos que se podem extrair de Reggio e sua pedagogia, que apenas nos aproximando deles somos transformados em educadores melhores. Em seres humanos melhores.

Não se trata de simples visão poética. Ao entregarmos nossos sentidos à criança e suas particularidades, estaremos construindo nelas a sua própria importância, valorizando-as e respeitando suas habilidades, seus tempos e seus ritmos.

Se você não teve, ainda, a oportunidade de se deslocar fisicamente até Reggio Emilia, você pode viajar numa gama de livros que estão disponíveis em nosso site, cuja leitura não apenas indicamos, mas recomendamos:

Saiba também que Reggio Emilia inspira escolas inovadoras pelo mundo todo, e isso pode estar ao seu alcance também. 

A Diálogos Viagens Pedagógicas promove experiências pedagógicas levando grupos de educadores, gestores e interessados para participarem destas imersões em solos férteis de escolas inovadoras

Saiba que a nós educadores, não é suficiente a graduação e a formatura. Precisamos estar em constante movimento de formação e transformação, para sermos a mola que impulsiona para um futuro e um mundo melhores.

Como nos lembra Loris Malaguzzi: pedagogia é movimento. 

Mova-se.