O que são viagens pedagógicas?

Imagine um grupo de vinte, trinta ou mais educadores se reunirem para uma viagem. Pode ser para qualquer destino, apenas imagine.

Conviver por alguns dias com pessoas cujo interesse é comum a todas, trocando experiências, exercitando a fala e a escuta enquanto se nutrem da satisfação de conhecer novos lugares, novas culturas e sabores. 

Se fosse apenas isso já seria uma maravilha. Mas saiba que é muito mais profunda a imersão. As vivências das viagens pedagógicas ultrapassam a simples (e prazerosa) ação turística para promover um aprofundamento muito mais robusto.

Aprendizado em conjunto

Da mesma forma como todos concordamos que os aprendizados das crianças são mais enriquecidos quando construídos em convívio, na troca de experiências e na solidificação das convivências, assim também as viagens de estudo.

Desde os primeiros momentos no encontro de todos no ponto de partida, onde a euforia toma conta , os olhares e os abraços trocados dão as primeiras mostras de que existe um desejo único que nos une. Estudar e crescer em favor da educação.

Os primeiros momentos se assemelham àquelas excursões que fizemos em nossa adolescência, onde o inédito e a sensação de liberdade nos tomavam como um todo. Corpos e mentes em ebulição em busca do encontro com o outro e consigo mesma.

Juntos compartilhamos todos os momentos, desde um café nos aeroportos até as visitas aos lugares cujas imersões sejam as mais profundas.  

Os roteiros mais relevantes

É neste exato ponto que as viagens pedagógicas ganham seu diferencial com relação a uma viagem exclusivamente turística. A curadoria dos destinos e dos roteiros.

Sabemos que existem muitos lugares no mundo onde a educação é reconhecida como modelo e inspiração. Exemplos como a cidade de Reggio Emiliacuja história se confunde com a própria história de Loris Malaguzzi, ou mesmo as escolas da Finlândia e seus incríveis projetos pedagógicos.

Também em outros mais próximos como Colégio Áleph e La Casa Amarilla no Peru e  Colégio Aletheia  na Argentina. Muitos são os destinos onde uma imersão desta magnitude pode nos transformar como educadores.

E não se trata apenas de uma visita superficial. Nestes encontros são promovidas palestras, mostras e vivências, além de aprofundamento documental das práticas adotadas. Uma oportunidade de sentir-se parte do projeto.

E vai além! As viagens promovem o conhecimento e reconhecimento cultural mais amplo dos países e dos locais visitados. Desde os mais importantes pontos turísticos até os museus, salas de espetáculos, a gastronomia e a arte. 

Os cuidados com o bem estar

Para que a experiência seja a melhor possível, tudo é planejado de forma a entregar conforto aos parceiros de viagem. Desde a escolha das acomodações, das facilidades de traslado, da presença de tradutores (quando necessário), dos restaurantes e de tudo que envolva este intercâmbio de estudos.

E claro, não são esquecidos os momentos de descontração e diversão. Em todas as viagens promovidas existe espaço para a alegria. Afinal, quem poderia visitar a Argentina, por exemplo, e não conhecer suas tradicionais apresentações de Tango, ou visitar as charmosas ruas da Recoleta e Caminito.

Tudo organizado de forma a encontrar a dose exata entre a dedicação aos estudos, o prazer de viajar e o enriquecimento cultural e social que são entregues nestes momentos.. Certamente uma experiência para se lembrar por toda a vida. 

E não é exagero afirmar que uma viagem pedagógica desta é um marco na vida de qualquer educador. Não apenas porque enriquece seu currículo e pode favorecer uma melhor colocação profissional, o que por si só já seria excelente.

Mas vai além. Há uma transformação interna de valores e conceitos, bem como a quebra de barreiras, paradigmas e fronteiras. Existe muita vida fora de nossas caixinhas e dento de nossos desejos. É como perceber a diferença entre ver a foto do mar e estar diante dele.

E você, onde deseja chegar como educador? Qual é o destino de suas ações? O que tem investido em seus estudos

Bora viajar!