Pronto, estamos em plenas férias e as crianças estão todas conosco. Os presentes de Natal já foram abertos e muito possivelmente já em pleno uso. A casa ainda pulsa a alegria das festas, dos encontros, das lembranças e das relações entre as pessoas.

Bicicletas, patins, jogos eletrônicos, vídeo games, telefones celulares. Estes provavelmente são alguns dos itens que constem da lista dos dez presentes mais pedidos pelas crianças. Muitos conseguiram. É muito bom vê-las felizes ao ganharem o objeto de desejo.

Mas gostamos sempre de enfatizar a importância de nossas presenças nas vidas de nossos filhos e filhas. Quem sabe não seja tempo de nos aproximarmos ainda mais de nossas crianças?

Sabemos que cada família tem suas preferências e organizações diferentes, mas separamos aqui 5 dicas para exercitarmos momentos de alegria, bagunça e presença. São elas: 

1- Jogue o jogo delas

Pode parecer uma dica sem sentido, mas experimente e veja a mágica acontecer. É muito comum ouvirmos ou lermos sobre os malefícios do excesso de eletrônicos e o quanto pode ser prejudicial na saúde física e mental dos pequenos. Mas sabemos também que é cada vez mais difícil afastá-los do mundo digital.

Pois a primeira dica que damos é esta: jogue com elas aquilo que gostam. Elas simplesmente amam quando entramos em seus mundos. Além do fato de provocarmos neles a sensação de que estamos realmente nos importando e validando seus interesses e gostos, é uma excelente oportunidade de escuta e identificação de que algo pode não ser apropriado para elas.

Percebam o entusiasmo quando nos explicam qual botão apertar, qual o caminho seguir, qual carro escolher, porque se sentem mais conhecedoras deste universo do que nós adultos, e por isso assumem um protagonismo do conhecimento raramente entregue a elas.

2 – Pratique o esporte deles

Futebol, voleibol, basquetebol, bicicleta, corridas, queimada, pula corda. Na verdade, não importa qual é a modalidade esportiva que suas crianças mais gostam. Seja qual for, pratique com elas pelo tempo máximo que seu corpo permitir. 

Além de fazer muito bem para o nosso corpo quando nos entregamos a uma atividade física, acredite: vai ser muito divertido para elas assistirem nosso desempenho nos esportes que apreciam. E não necessariamente quando não nos saímos muito bem (que vai levá-los às gargalhadas), mas ficarão surpresos e orgulhosos se mostrarmos algumas habilidades.

3 – Tome uma chuva com elas

Como estamos nas férias de verão e vivemos num país tropical, não é época de muito frio (exceto para regiões muito específicas). A chuva é um fenômeno natural que, em geral, evitamos em nossos cotidianos. Ou nos abrigamos em algum lugar, ou usamos nossos guarda-chuvas ou sequer saímos de casa.

Experimente, caso não haja contra indicação médica, sair com as crianças quando perceber que uma chuva se aproxima. Use roupas leves e calçados seguros para evitar sobrepeso ou escorregões. 

A natureza e o fator surpresa farão o resto. Esqueça por alguns minutos as questões estéticas e as convenções e divirta-se num banho de água fresca e nesta oportunidade de vivenciar esta entrega gratuita que nosso planeta nos oferece.

Não se esqueça de que um banho morno e roupas secas em seguida resolvem tudo. 

4 – Cozinhe algo com elas

Preste atenção: não é cozinhe algo PARA elas. É cozinhe algo COM elas. Não precisa ser uma receita muito rebuscada ou que requeira maior precisão. O que realmente importa é que elas participem ativamente da confecção do prato.

Não só deixar que usem a colher de pau para misturar. Deixem que quebrem os ovos para você, que meçam as quantidades de leite, de óleo, de farinha e de qualquer outro ingrediente. Permita que despejem a massa nas formas, que experimentem a massa crua, que eventualmente sujem a roupa ou o chão da cozinha. 

Nem é necessário que a receita dê muito certo. Ainda vale se o bolo não crescer muito, se o pudim ficar molenga, se o macarrão ficar um pouco grudado. Mas vale muito compartilharmos com elas as experiências que  imaginam ser do universo adulto, mostrarmos a elas que são capazes e confiamos em suas habilidades.

Não há nada para acontecer de errado que uma pequena e rápida faxina não resolva (com a ajuda delas, é claro).    

5 – Esteja com elas

Poderíamos elencar aqui uma infinidade de atividades para que você faça com suas crianças. Nadar, pescar, cantar, pintar, modelar, escrever, não importa. O objetivo deste artigo não é necessariamente O QUE fazer com as crianças nestas férias. 

Se for apenas para entretê-los, já existem os parques de diversão, os resorts com seus monitores cheios de energia e cronogramas, os cinemas com seus filmes bem coloridos e atraentes. Tudo bem com isso também.

O que desejamos de verdade é que, não importa o que você tenha planejado para suas crianças, faça COM ELAS, e não apenas PARA ELAS porque o que pode transformar um momento de diversão num ponto de registro de memória é a presença de quem amamos.

Se você acha que as férias passam rápido, é bom lembrar: a infância deles corre no mesmo ritmo e num piscar de olhos… 

Reviva sua infância na infância delas, aproxime-se, vá ao chão, brinque junto. 

COM… COM…