Qual foi a última vez que você foi a uma biblioteca? 

Levou uma criança com você?

Pois muito bem. Todos nós sabemos da importância das bibliotecas na formação de nosso conhecimento, que inclui literatura, artes, história, memória, registro, arquivo, e uma lista infindável de outras ofertas.

Desde a Grécia antiga essa importância já está enraizada na humanidade. Não é novidade alguma que as bibliotecas têm função primordial da manutenção da vida dos registros físicos ao longo de nossa história para:- Promover a GUARDA; 
– Tomar os cuidados necessários para a CONSERVAÇÃO;
– Estabelecer critérios de CLASSIFICAÇÃO;
– Manter a correspondente ORGANIZAÇÃO.

De modo geral, ainda se espera das bibliotecas que se coloquem de maneira permissiva aos interessados em acessá-la, mantendo políticas de facilitação que estimulem e façam a ponte entre os livros e os leitores.

Mas sabemos também que são raríssimas as bibliotecas que reúnem, de forma sistêmica, material destinado aos professores e não menos raro dispõem de pessoal qualificado para orientação na busca dos assuntos de interesse.

Para uma sociedade leitora, professores leitores

Acredite! Os professores são capazes de marcar suas presenças em suas crianças muito mais pela forma com que agem, do que propriamente por aquilo que falam. Como será possível desejar que formemos uma sociedade leitora se este hábito não é vivenciado como modelo?

Pois bem. A leitura e a musculatura têm em comum o fato de que só podem ser fortalecidas por intermédio do exercício diário, constante e duradouro. É sabido que, no início, ambos os exercícios podem provocar algum desconforto ou cansaço, mas também é certo que em pouco tempo, passam a atuar em nós muito mais como uma necessidade do que efetivamente uma obrigação.

Desta forma, é esperado que o hábito da leitura seja incorporado aos cotidianos dos professores para que lhes seja possível o fortalecimento de seus conhecimentos, da ampliação de seus olhares, do necessário despertar de suas próprias reflexões, como mais um elemento da formação continuada de que precisamos. 

Formando sua própria biblioteca

Por mais que isso possa parecer difícil, absolutamente não é. Quando nos referimos à formação de uma biblioteca própria e personalizada, não estamos a falar das salas suntuosas e enormes, com móveis coloniais e lustres centenários. Nada disso.

Para que um professor forme sua biblioteca ele precisa inicialmente de apenas um item. A partir da aquisição deste, todos os demais passarão a ser facilitados, e alguns até mesmo supérfluos. Ele se chama CONSCIÊNCIA!

A partir do momento em que o educador toma para si o peso da responsabilidade da condução de cada infância que está sob seus cuidados, certamente conhecerá a grandeza de seu papel e da necessidade de manter-se em movimento constante. Este movimento pode ser encontrado na quietude de uma boa leitura.

No mais, a escolha dos temas, dos autores, das editoras, dos horários de dedicação à leitura e os cuidados com a organização e classificação podem ser administrados da forma com que melhor atendam suas expectativas. 

Vale destacar e repetir. A estrutura sobre a qual repousa uma biblioteca deve ser seu compromisso consigo mesmo, com os educandos e com a educação. Existe uma importância tão grande em cada criança, que se uma biblioteca inteira for capaz de marcar positivamente apenas uma delas, já terá valido a pena.    

Nós estamos com vocês

Diálogos Embalados, que é um clube de assinatura de livros e formação continuada de professores, por intermédio de sua curadoria cuidadosa e competente, vem ao longo de muitos anos entregando nas mãos de seus assinantes um acervo literário muito rico.

Temos recebido, ao longo deste tempo, muitos relatos de educadores que seguem construindo seu arsenal de saberes a partir dos livros arregimentados durante esta parceria, o que muito nos envaidece e alegra.

Muito menos pela quantidade de material entregue, muito menos pelas prateleiras que dia após dia vão se completando. Mas muito, muito mais pela quantidade de pessoas que de alguma forma podem ser atingidas efetiva e afetivamente por nosso material.

Cada educador, de cada escola, de cada bairro, de cada cidade, que esteja conectado com este ideal de conhecimento, autoconhecimento, crescimento, reflexão e movimento, é capaz de mudar o mundo ao seu redor quando toca em cada criança.

Fica aqui nosso convite para que você faça uma visita ao seu próprio desejo, suas próprias salas internas. O que está fazendo no mundo da educação? O que realmente quer? Qual o papel que deseja desempenhar neste teatro da vida real? 

Para aqueles que pensaram em seus salários e contracheques de imediato, lamentamos não poder ajudar. Mas para os que já compreenderam que só uma formação contínua, plural e cheia de possibilidades pode fortalecer os músculos que nos mantém de pé pela e para a educação, estamos aqui com vocês.

Construam-se internamente para encontrar sentido em suas bibliotecas, apenas assim será possível montar prateleiras capazes de sustentar livros, crianças e futuros.