Compreenda a importância de registrar

Você sabia que uma das mais importantes tarefas dos educadores é ter uma relação de absoluta proximidade e de formação de nexo de causa entre suas intenções, suas ações cotidianas e o quanto desta soma está efetivamente causando impacto no ensino e na aprendizagem nos estudantes que ele acompanha?

Para que isso seja possível, os registros são as ferramentas mais afinadas com estes propósitos. Não há outra forma de conduzir com adequação nosso ofício, se não por intermédio de nossos registros. 

E por que isso é uma afirmativa tão categórica? É simples, ainda que não pareça óbvio: todos os processos que envolvem as relações e as reações humanas estão sujeitos às pessoalidades, ou seja, tanto educadores quanto educandos têm suas características próprias e, portanto, cada movimento pode (e deve) ter resultados diferentes para cada pessoa individualmente.

Sendo assim, não é possível estabelecermos uma rotina única e esperarmos que os seus efeitos sejam igualmente únicos, estáveis e perenes. Ainda mais quando detectamos os avanços tecnológicos e as possibilidades de oferta de informação cada vez mais volumosas e rápidas.

Exatamente neste ponto reside a importância de reconhecermos a necessidade de termos um acervo cada vez mais completo de registros de nossas ações, bem como das reações que elas provocam nas crianças e jovens de forma personalizada.

Este arsenal de informações são uma das mais ricas fontes de aproximação entre o planejamento, as intencionalidades, os modelos de conduta adotados no ensino e o quanto de tudo isso se tornou aprendizagem.

Saiba mais sobre registros em: O registro pedagógico como parceiro diário

Qual o sentido dos registros para os educadores?

A partir do que está descrito acima, é necessário que nós, educadores, tenhamos plena consciência de todos os porquês” que nos surjam quando pensarmos em registros pedagógicos. 

Num primeiro momento, registrar exercita o educador em sua capacidade de autoria, seja qual for a modalidade de registro escolhida. Com o passar do tempo, estas habilidades registrais vão se aprimorando e se ampliando, na medida em que nossa percepção sobre sua importância também vai ganhando volume.

Ao depois, os registros nos revelam detalhes muito enriquecedores de nossas propostas e ações do dia a dia. Eles são um termômetro capaz de aferir o quanto estamos transformando nossas intenções em aprendizagens reais. 

E seguem sendo um instrumento avaliativo. E aqui ele se subdivide em outras ramificações: podemos nos avaliar enquanto educadoresavaliar nossos educandos, nossas instituições e nossa evolução socioeducativa como um todo.

Estas possibilidades avaliativas nos propiciam um olhar mais atento sobre nosso próprio papel, para pensá-lo e repensá-lo constantemente, nos adequando a cada dia. Educar é um verbo que pulsa muita vida, e precisamos ser pulsantes e reavivados diariamente em favor dele.

Como o professor pode se qualificar?

Não se engane em acreditar que apenas nosso diploma de formação nos qualifica ao exercício do Magistério. Felizmente existe uma infinidade de cursos de formação de professores disponíveis a todos os gostos e todos os bolsos.

A Diálogos Viagens Pedagógicas é uma destas tantas possibilidades de qualificação, atualização, formação e transformação que se colocam à disposição dos educadores de todo o Brasil. E como fazemos isso?

– Temos um clube de assinatura destinado especialmente aos educadores, com um produto chamado DIÁLOGOS EMBALADOSque leva mensalmente aos assinantes um livro especialmente escolhido por nosso corpo de curadoras, uma prática pedagógica registrada por escolas parceiras; um encontro formativo “online” sobre as temáticas trazidas pelo livro do mês, e ainda um mimo especialmente escolhido para presentear vocês. Saiba mais em: Diálogos Embalados

– Oferecemos uma livraria virtual com as obras mais relevantes sobre educação bem como uma ampla e seleta prateleira de literatura infantil, todos escolhidos criteriosamente por nossa curadoria. Visite: Livraria Diálogos

– Promovemos viagens pedagógicas, levando grupos de educadores para vivências em escolas inovadoras por todo o Brasil. Acompanhe em nossas redes sociais: FacebookInstagram.

– Oferecemos em nosso site uma infinidade de materiais para sua leitura. Visite nosso Blog, e baixe conteúdos gratuitos em E-books sensacionais.

Fazemos questão de registrar também nossos pontos de atuação para seu conhecimento. Não para que se transformem em mera propaganda, mas para que nos aproximemos cada vez mais de nossos parceiros. Desejamos conhecê-los para que compartilhemos nossos saberes, nossas experiências, nossas angústias, nossos sonhos, nossas certezas e incertezas.

Os registros comunicam e informam muito sobre aquilo que se pretende registrar, diz muito sobre quem e como está registrando e, sua consulta e retomada periódica, revela com maior clareza os caminhos que escolhemos percorrer, os atalhos que devemos evitar, as curvas por onde eventualmente derrapamos, mas especialmente nos servem de norteadores a iluminar o destino que desejamos a todos nós e nossas crianças.