“O Falso Espelho” (1928), do pintor belga René Magritte, símbolo do Manifesto Surrealista

Neste mês, celebramos o primeiro aniversário da Editora Diálogos Embalados, com o lançamento de nosso manifesto, uma forma de trazer pontos fundamentais sobre a educação que acreditamos. Nossa equipe é composta por indivíduos que dedicam suas vidas ao sonho de educar. Somos uma casa que acolhe educadores, pesquisadores, autores, artistas e muitos outros profissionais que compartilham essa paixão. Servimos como um ponto de encontro e semeadura de ideias e práticas educacionais.

Nos organizamos em torno do compromisso com a profissão de educador, como diz o Professor António Nóvoa, um verdadeiro patrimônio da humanidade. Estamos aqui por todos aqueles que dedicaram suas vidas ao ato de educar, e é pelos professores que continuaremos a sonhar e trabalhar todos os dias. Em nosso caminho, buscamos promover um espaço onde o compartilhamento de ideias, conhecimentos e experiências enriqueça a prática educacional. Acreditamos que a educação é uma força transformadora, capaz de criar uma sociedade mais justa e equitativa. Nosso manifesto reflete a crença de que cada educador é um agente de mudança, cujas contribuições têm um impacto profundo e duradouro.

Acreditamos em um mundo que acredita em professores. 

Acreditamos em professores que acreditam em crianças. 

Acreditamos em um país que respeita professores. 

Acreditamos em escolas que investem em professores. 

Acreditamos em projetos que fortalecem a autoria docente. 

Acreditamos em uma Educação que, integralmente, emancipa. 

Acreditamos na diversidade como valor central, pelo qual devemos diariamente lutar. 

Acreditamos no valor do conhecimento que nasce da curiosidade humana. 

Acreditamos na força das perguntas e na coragem das respostas.

Acreditamos na capacidade de todo professor de se formar e se transformar. 

Acreditamos nas palavras e na leitura, especialmente nas que germinam a ação. 

Acreditamos no poder dos livros, marco da difusão da cultura e do conhecimento na história da civilização humana. 

Acreditamos que educar é a mais bela das profissões. 

Acreditamos em um futuro que precisa ser libertado pela Educação. 

Acreditamos no diálogo que constrói e promove encontros. 

Acreditamos em uma escola em que humanos educam humanos, para o bem da humanidade.

Acreditamos na Diálogos, Casa do Professor. 

O documento estabelece um compromisso público com os princípios e valores que guiam nossas ações. Serve como um farol, orientando nossas práticas e inspirando outros a se unirem em prol de uma educação transformadora. Além disso, o manifesto reafirma a necessidade de uma educação inclusiva e de qualidade, que reconheça e valorize a diversidade e promova a equidade. E você? Como seria o seu manifesto? E o da sua escola? Já pensou em fazer um manifesto com aquilo que você e a comunidade ao seu lado acreditam?

O manifesto é mais do que uma declaração de intenções; é um chamado à ação. Ele nos desafia a questionar constantemente nossas práticas educacionais e buscar novas formas de aprimorar o ensino e a aprendizagem. Perguntamos a você: quais princípios e valores orientam suas ações no campo da educação? Como você e sua comunidade educacional estão trabalhando para transformar a realidade das crianças e promover um futuro melhor? Como vocês percebem as infâncias, o trabalho do professor, nosso futuro? Que mundo você deseja?

Um manifesto é diferente do outro. Somos diferentes, pensamos diferentes, mas é sempre bom ter contato com outras formas de ver o mundo. Convidamos você a refletir sobre essas questões e a se engajar conosco a pensar nos manifestos. Como podemos, juntos, enfrentar os desafios da educação contemporânea e encontrar soluções inovadoras para construir uma sociedade mais justa e igualitária? Quais são suas ideias para promover uma educação que realmente faça a diferença na vida das pessoas?

Bora refletir?