Neste último mês de novembro de 2022 a “Diálogos” comemorou seus 13 anos de existência. No início eram duas mulheres que reconheciam, não apenas seus próprios valores, mas o potencial transformador de tantas outras. Elas sempre vislumbraram na Educação o caminho único para um mundo melhor.

Fabiane Vitiello e Telma Holanda portavam e transportavam suas sacolas cheias de livros, anotações, folders, sonhos e novas ideias. Em seus corações habitavam tantas outras mulheres inspiradoras. Isso foi há apenas 13 anos atrás… 

Hoje, nas trincheiras do bom combate, estão ladeadas por Ana Paula Azevedo Piti que soma suas forças a todas as outras forças que as compõem. 

Tanto tempo, tão pouco tempo.

Uma celebração

Durante estes 13 anos, tantas histórias, tantas pessoas, encontros, desencontros, viagens, cursos, palestras, auditórios, salas, quintais e telas de computadores e celulares. Uma sequência incessante de vivências e experiências, vividas e compartilhadas.

Será que existe uma outra maneira de viver e conviver, experimentar e conhecer por outra forma que não seja o diálogo? Qual é o valor daquilo que temos como conhecimento se não o compartilhamos? Qual é o sentido de saber sozinho?

Estas perguntas retóricas encontram respostas práticas. Só a força do coletivo é capaz de transformar o mundo. É por esse motivo que sempre anunciamos nosso desejo de sermos “plural”. Mas não o plural que anuncia um número maior do que 1, mas o plural que evidencia a energia de sermos muitas. Muitas mulheres. 

Dentre tantas, 13 mulheres

Nesta celebração pelos 13 anos de existência a Diálogos convidou 13 mulheres para, através de sua escrita livre, abrirem seus corações e seus saberes em favor da leitura de todos. Uma lista de personalidades capazes de inspirar aos leitores. 

Como sempre foi, nosso intento é tornar visível a essência de cada uma delas, ouvi-las em suas palavras, para que as reconheçamos como uma de nós, uma entre nós, e para que nos reconheçamos nelas, vislumbrando as semelhanças nos anseios de todas nós. Uma educação melhor para todos.   

Quem são elas? 

A partir deste desejo de celebrar nosso aniversário lendo, ouvindo, conhecendo e nos reconhecendo nestas 13 mulheres, elaboramos um lindo “e-book onde apresentamos seus nomes e seus sentimentos.

Com o prefácio escrito por Cleide do Amaral Terzi, uma das mais respeitadas educadoras brasileiras, o livro é uma sequência de relatos entremeados a sentimentos, encantos, desabafos, experiências e concretudes.

No “cast” do livro, vamos conhecer o que querem nos dizer:- Stela Barbieri
– Márcia Riguetti
– Renata Araujo
– Ana Paula Azevedo Piti
– Ângela Castelo Branco
– Karine Ramos
– Telma Holanda
– Débora Vaz
– Maria Alice Proença
– Vasti Ferrari Marques
– Fabiane Vitiello
– Josiane Pareja
– Fernanda Costa

Mais um nome na lista

Esse e-book a que nos referimos está disponível para download em nossa página. Mas o que realmente queremos fazer com ele? Qual a mensagem que desejamos seja identificada?

O título é: 13 MULHERES CO-MOVIDAS POR DIÁLOGOS. Cada uma destas mulheres representa uma referência em suas áreas de atuação, isso é fato. Mas quando nos referimos ao fato de que são co-movidas, estamos dizendo e reafirmando a importância de nos movermos em companhia.

Diferentemente da ideia de sermos parte de uma engrenagem, cujo movimento é sim, uniforme e constante, mas apenas em torno de si mesmo, queremos nos identificar como o voo das aves migratórias, cujo protagonismo está no coletivo e cuja força pode anunciar uma nova estação.

Este artigo não é apenas um convite para que você leia esta produção comemorativa, mas para que, ao fazê-lo, suas asas se unam às asas de todas nós, que você se sinta parte desta nossa jornada.

Que em cada palavra, em cada relato e em cada experiência, você se encontre e se mova. Que também se comova. E desta forma, em identidade, movimento e comoção, você inclua em nossa lista o nome que sabemos que falta:

O seu!