Vocês se lembram do artigo que publicamos em abril deste ano de 2022 sobre o diário de bordo?

Naquela ocasião abordamos alguns temas sobre esta prática pedagógica, tanto para informar um pouco de sua concepção como também apontar seus objetivos e importâncias, especialmente na educação infantil.

O diário de bordo é uma espécie de registro das ações diárias e todo que for considerado importante como resultado das ações, além da importância de consistir numa excelente fonte de pesquisa auxiliar em avaliações, reuniões de pais, pareceres e debates entre educadores, assim como, na continuidade de projetos e propostas. 

Nossos artigos, desde sempre, carregam nossa premissa de compartilhamento de saberes entre todos os educadores, trazendo os temas e as discussões que consideramos relevantes. Desta vez não é diferente.  

O livro do professor Cristiano Alcântara a que fizemos referência no artigo anterior foi objeto de muito interesse, conforme constatamos nos comentários de vocês em nosso site e em nossas redes sociais.

Diante disso, e com o lançamento de seu novo livro DIÁRIO DE BORDO – DOS RELATOS MINUCIOSOS À CONSTRUÇÃO COLETIVA, estamos reapresentando a vocês este tema, aprofundado neste livro que faz parte do kit de dezembro de 2022 de nosso clube de formação continuada de professores, DIÁLOGOS EMBALADOS.  

O QUE MAIS PODEMOS SABER SOBRE DIÁRIOS DE BORDO?

O sucesso do livro de abril deste ano que desencadeou um interesse tão grande pelo assunto faz parte do esforço conjunto entre Diálogos, Editora Phorte e o Professor Cristiano para que este livro integrasse nosso clube de formação.

Uma das formas mais relevantes de tornar transparente e elucidativa qualquer matéria é, além de apresentar todas as demonstrações teóricas que a envolvam, apresentar também as possibilidades práticas que sua adoção entregam.

Sendo assim, o livro apresenta juntamente com os aprofundamentos teóricos, um caso concreto da professora “Cristiane Capriolli”. Seu diário de bordo compõe a primeira parte da obra, com todas as riquezas que este modelo é capaz de produzir.

Uma demonstração completa, datada e comentada do cotidiano desta professora de onde se pode extrair toda a riqueza do chão da escola, com suas vivências, suas experiências e seus comentários. Um diário de bordo com suas páginas abertas para sua leitura.

Na segunda parte da obra, além de um texto escrito à muitas mãos com diversas contribuições sobre o tema, o autor apresenta detalhes sobre os exercícios de escrita, observações e explanações obtidas durante os cursos de aprofundamento sobre os diários de bordo. O livro fecha um ciclo completo sobre o tema. 

Para quem deseja conhecer melhor os diários de bordo, uma oportunidade excepcional de se encontrar com um deles, não para que sirva de modelo estático, mas para que inspire e oriente a quem deseje adotar como forma de registro.  

UM ALERTA NECESSÁRIO

Este nosso espaço de blog não é exclusivamente um espaço de acesso ao canal de vendas, ainda que faça parte do processo como um todo. Quando tratamos aqui de algum tema pedagógico importante, apresentamos também as oportunidades de aprofundamento encontradas em nossos cursos, nossas palestras, nos livros que disponibilizamos em nossa livraria, e também daqueles que ofertamos no clube.

Mas precisamos alertar aos nossos parceiros, leitores e assinantes que algumas obras se esgotam muito rapidamente e as condições especiais de preço e os encontros exclusivos com autores, nossas práticas pedagógicas e tudo o que envolve cada kit preparado por nossa curadoria podem não estar mais disponíveis depois. O livro do Professor Cristiano do mês de abril é exemplo disto.

Não se permita ficar sem este lançamento exclusivo. Se você ainda não é associado, aproveite esta oportunidade. Visite nosso site e escolha o plano de assinatura que melhor lhe atenda clicando aqui.

Se sua assinatura está suspensa ou interrompida por algum motivo, fale conosco por qualquer de nossos canais ou redes sociais. 

Estudar nunca é demais.