SAIBA MAIS SOBRE A MESA DE LUZ REGGIO EMILIA

Muito além de serem consideradas  simples brinquedos, as mesas de luz são, em verdade,  importantes ferramentas pedagógicas. 

Usadas amplamente nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia,  cidade italiana que carrega em seu projeto educativo  a criança como  protagonista das ações cotidianas e do processo de aprendizagem, elas têm o seu papel firmadas nesta premissa.

COMO É CONSTRUÍDA A MESA DE LUZ

Com seu conceito bastante simples, as mesas de luz podem ser construídas de forma artesanal, ainda que já estejam disponibilizadas por alguns fabricantes com preços bastante atraentes.

A ideia central é a de uma caixa, geralmente feita de madeira, em formato retangular, com sua tampa superior em material plástico ou acrílico branco e translúcido. A geração de luz é interna e voltada para cima, de forma que o plástico se torne uma base brilhante e fosca.

Entretanto, é possível confeccioná-las com caixas de papelão e sobras de acrílico ou plástico (como os usados em “box” de banheiros, por exemplo).

Vale lembrar que a parte elétrica e acabamento têm importância na construção da segurança, por isso, caso deseje construir uma, prefira utilizar-se de luzes de baixa voltagem, como as lanternas de “led”, por exemplo, e certifique-se de que não tenha arestas ou ranhuras capazes de por em risco os dedos delicados das crianças. Afinal, elas – as crianças – quem vão manuseá-las.

QUAL A INTENCIONALIDADE DA MESA DE LUZ?

A partir do conceito central do “protagonismo” da criança nas ações pedagógicas, a mesa de luz é capaz de estimular a curiosidade natural da criança, quando o elemento “luz” é acionado. Disponibilizando a elas algumas opções de materiais como blocos acrílicos, radiografias, papel celofane, folhas de árvore, gravetos, etc., sua curiosidade somada à satisfação provocada pelas novas descobertas estimularão imediatamente sua criatividade.

É crucial, para que o resultado seja realmente satisfatório, que a criança tenha liberdade na construção de suas brincadeiras e descobertas com a mesa de luz, cabendo ao educador acompanhar, observar e registrar com o mínimo grau de interferência possível. 

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS MESAS DE LUZ

1. Quando uma mesa de luz é disponibilizada às crianças com acessórios adequados um estímulo imediato surge em sua curiosidade. Não raro os adultos acabam também sendo atraídos pelos efeitos de luz e brilho bem como pelas múltiplas possibilidades que a mesa oferta. CURIOSIDADE!
2. A partir da curiosidade incentivada e despertada, a criança passa a observar atenciosamente a mesa e suas possibilidades. OBSERVAÇÃO E ATENÇÃO!
3. O desejo de manipulação dos elementos disponibilizados, trazendo-os de outros lugares para observar suas novas descobertas também tem um importante papel no desenvolvimento da criança. COORDENAÇÃO MOTORA!
4. Brincando e se divertindo, a criança tem contato com as cores, as transparências, com as luzes e seu brilho. EXPERIÊNCIA CROMÁTICA!
5. A partir de suas próprias observações e conclusões, a criança cria uma relação de nexo entre a ação e o resultado experimentado. EXPERIÊNCIA ACADÊMICA!
6. E o mais importante de todos. A mesa de luz é um momento de imaginação, de relaxamento e de diversão. De criação de suas narrativas! De jogar livremente, sentir, experimentar…. INFÂNCIA!!

AH! A INFÂNCIA

Não importa qual seja o assunto, quando estivermos a tratar da infância é sempre bom relembrar que a criança precisa de espaço para exercer e exercitar a sua própria. Os momentos de aprendizagem precisam carregar consigo o frescor e a graça de ser criança.

Seja para o caso das mesas de luz, que foram concebidas com a premissa do tão falado “protagonismo” da criança, ou para qualquer atividade a ser disponibilizada pelos educadores ou mesmo pelos pais e cuidadores, a criança tem o direito de brincar livremente. 

Todas as possiblidades ofertadas pelos materiais precisam respeitar o “tempo” da criança. Somente assim podemos aproveitar, ao máximo, as possibilidades trazidas pelos contextos criados e desperdiçar, o mínimo, aquilo que as crianças têm de mais importante! A liberdade de sua infância.