Vamos ao cinema?

Calma, este não é um convite trivial para nos acompanhar a uma sala de espetáculo para assistir a um filme. É chegado o momento de relembrarmos alguns filmes cuja inspiração somos nós, professores.

E não é sem motivo. O poder de impacto e transformação que os professores são capazes de imprimir nas pessoas é de tal forma relevante que, vez por outra, a sétima arte dedica seu empenho e investimento para homenagear merecidamente nossos mestres.

Elencamos aqui alguns deles para estimular a memória de quem já os assistiu e também fica como dica e sugestão para quem ainda não teve essa oportunidade.  

1. Ao mestre, com carinho

Um clássico do cinema, o filme Ao mestre com carinho retrata a passagem de um engenheiro desempregado por uma escola problemática da Inglaterra. Ao aceitar o desafio de se tornar professor, ele experimenta as dificuldades da indisciplina de uma turma de adolescentes, até descobrir uma forma de tocá-los.

Estrelado por Sidney Poitier, a obra revela que ensinar não se trata simplesmente de entregar conteúdo. É preciso que outros ingredientes sejam somados na relação ensino-aprendizagem. Uma história emocionante sobre a construção de relações que vale a pena ser vista. 

2. Sociedade dos poetas mortos

Um drama estrelado por Robin Williams que interpreta um professor de poesia de uma escola Norte Americana cujos princípios básicos eram: tradição, honra, disciplina e excelência. Mesmo diante deste cenário, o professor adota métodos diferentes e não usuais para os padrões da escola.

De forma muito poética, ele transforma a vida de seus estudantes e os encoraja a enfrentar suas vidas de forma extraordinária. A partir da ideia de que tudo um dia tem um fim, ele estimula seus alunos para que aproveitem cada minuto. Muita emoção e reflexões que valem a pena serem vividas.  

Separe o lenço!

3. Mentes perigosas

Apresentando Michelle Pfeiffer como protagonista, o filme retrata uma ex-militar que passa a se dedicar ao magistério numa escola com sérios problemas de comportamento. Para enfrentar o descaso e o desinteresse dos alunos, faz uso das artes marciais e da música como fatores agregadores. 

Outra mostra de que com criatividade e dedicação é possível transformar vidas.  

4. Gênio indomável

O personagem vivido por Matt Damon é dono de habilidades intelectuais extraordinárias, especialmente em memorização e matemática. Entretanto, suas escolhas pessoais não favorecem seu talento natural.

Descoberto por um professor universitário, inicia-se uma sequência de tentativas de introduzi-lo ao mundo acadêmico. Mas isso só seria possível com a ajuda de um psicólogo. A trama apresenta uma reflexão sobre vários temas, inclusive sobre a eventual necessidade de ações conjuntas entre várias especialidades. Vale a pena!    

5. Entre os muros da escola

Fugindo um pouco dos modelos, este filme provoca muitas reflexões quando entrega o protagonismo a um professor autoritário, cuja voz é a única a ser ouvida. Os desdobramentos desta relação absolutamente hierárquica entre ele e seus alunos fez com que ele se transformasse. 

Uma mostra de que sempre há algo que podemos transformar em nossos modelos.

6. Pro dia nascer feliz

Prestigiando o cinema nacional, esta obra apresenta uma série de escolas de diferentes realidades e as questões de toda espécie de desigualdade que existe entre elas. Um conteúdo mais denso e reflexivo sobre as oportunidades oferecidas nos diferentes setores de nossa sociedade.

7. Escola de rock 

Como nem só de dificuldades vive o magistério, nada melhor do que essa comédia musical para alegrar nossos dias. Aqui está a história de um guitarrista expulso de sua banda de rock que se faz passar por professor de música em uma escola particular.

Com seu jeito extravagante e descolado, conduz de forma muito bem humorada suas crianças ao universo musical, e de quebra, se torna um astro do rock. Muito divertido de se ver.

Desta forma, seja sob qual ângulo tenha sido olhado, o universo dos cotidianos dos professores, seu empenho e dedicação, seus acertos e erros, seus sucessos ou desapontamentos sempre fizeram parte do interesse da indústria do cinema.

Que tal assistir alguns deles? Comente conosco aqui o filme que você considera importante e que não tenha sido mencionado, queremos muito saber… 

*Imagens retiradas da internet