No ano passado, recebemos a visita de 2350 educadores em nossa Casa Diálogos, um espaço dedicado a estudos, encontros, formação de professores e parcerias. Uma livraria com mais de 700 títulos dedicados à educação, mostras itinerantes com práticas educativas, biblioteca, cursos, eventos, atividades culturais.

Para chegar à referência formativa que nos tornamos, foram 14 anos de uma longa caminhada. Iniciamos todo esse processo de maneira itinerante, viajando e conhecendo escolas ao redor do mundo. Foram muitos lugares (e ainda são). Cada experiência, uma forma de alimentar pensamentos, compreensões e práticas sobre educação. Hoje, no entanto, com tantas visitas que recebemos, testemunhamos uma mudança na rota que veio agregar. Não abandonamos as viagens, muito pelo contrário, mas agora somos nós que também recebemos, que proporcionamos um espaço de aprendizado e reflexão para aqueles que nos visitam. É uma inversão natural, onde as pessoas são as viajantes, deslocando-se em busca de novas possibilidades educacionais e uma perspectiva renovada sobre a infância.

Assim como nos alimentamos de experiências ao redor do mundo, agora também somos os anfitriões, oferecendo uma abordagem que tem inspirado escolas e professores de todo o país. Recebemos visitas de pessoas que querem conhecer a livraria, a biblioteca, participar de cursos, imersões, oficinas, lançamentos de livros e palestras. Diversas instituições e secretarias municipais de educação também nos procuram para realizar as paradas pedagógicas, uma pausa merecida e valiosa no turbilhão da rotina educacional. É o momento em que professores e educadores dedicam-se à reflexão sobre sua prática diária, buscando aprimorar suas habilidades e a qualidade do ensino. É também uma oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos na educação, reforçando o compromisso com o constante aperfeiçoamento. É um dia de recarga de conhecimento e inspiração, fundamental para o crescimento contínuo da comunidade educativa.

Nossas mostras itinerantes, também muito visitadas, são parte do calendário cultural da cidade, trazem investigações curiosas e potentes de crianças sobre o brincar, as linguagens e suas memórias, um ponto de convergência para mentes curiosas e ávidas por novas formas de ensinar e aprender.

À medida que adentramos o ano de 2024, a Casa Diálogos permanece de portas abertas, pronta para receber aqueles que buscam uma jornada holística de aprendizado. Estamos entusiasmados para continuar proporcionando experiências formativas significativas, onde cada encontro se torna uma trilha única para o desenvolvimento pessoal e profissional. Venha fazer parte deste ambiente acolhedor, onde novas experiências são embaladas e compartilhadas.

Junte-se a nós na Casa Diálogos, onde a formação e o aprendizado são nossas formas de celebrar!