O aproveitamento pedagógico do evento

A cada quatro anos um movimento esportivo toma conta de nossas casas, de nossas escolas, das ruas e até mesmo de nossas vestimentas. O Brasil é um país cuja população tem, desde sempre, uma estreita relação com o futebol e em tempos de Copa isso fica bastante evidenciado.

Assim como apresentamos um artigo sobre as coleções de figurinhas das seleções e as formas de utilizarmos este movimento em nossas ações diárias, o início do evento com os jogos em desenvolvimento também apresenta possibilidades para as crianças, as famílias e as escolas.  

Fortalecendo as relações

Não é novidade para nenhum de nós que uma das mais importantes formas de estreitamento de relações afetivas tem como disparador algum interesse em comum. Quantas amizades duradouras e verdadeiras nascem dos encontros onde pessoas desfrutam de um acontecimento que os agrade.

Tantos casais se aproximam em casas de espetáculos onde seu artista preferido apresenta aquilo em que seus gostos se encontram. Muitas vezes este pequeno detalhe que os une acaba por se transformar em algo muito maior. 

Diante deste fenômeno de promoção de encontros por intermédio de um interesse coletivo, unir as crianças para que acompanhem juntos os jogos (em especial da Seleção Brasileira) será uma oferta de um momento onde os interesses são quase unânimes. Uma oportunidade de estreitar as relações entre todos. 

Em especial nestes tempos onde muitas de nossas crianças foram privadas do exercício inter-relacional. Vale dizer que as comemorações de cada gol são  oportunidades e e um convite ao toque, ao abraço, ao riso solto e o grito de alegria. 

Conhecendo as belezas do esporte

Claro que isso não se aplica exclusivamente ao futebol. Temas como “fair play”, respeito ao adversário e o próprio exercício de aprendizagem que pode extrair do ganhar e do perder também são de muita importância.

Nas vitórias, a manutenção da gentileza e respeito para com os derrotados. Oportunidade de apresentar a eles sentimentos como empatia e condutas como cordialidade e a construção de ambientes harmônicos..  

Por outro lado, muito acostumados com os jogos eletrônicos, algumas crianças e jovens experimentam uma enorme dificuldade em conviver com a derrota. Afinal de contas, eles podem reiniciar o jogo a cada vez que não tiverem sucesso.

A partir dos jogos “reais” da Copa do mundo, é possível trabalhar, inclusive, a administração da derrota e da frustração para que compreendam e tenham força para prosseguir suas vidas, apesar da adversidade. Em certos momentos da vida todos nós seremos testados em nossas capacidades de “seguir em frente”. 

Evidenciar capacidades individuais e coletivas

Quem não gosta de presenciar dribles sensacionais dos grandes craques de todos os tempos? Todos temos boas recordações dos feitos incríveis de algum jogador, em algum momento da história.

Mas por se tratar de um esporte coletivo, onde a jogada individual é apenas uma fração da partida como um todo, e muitas vezes não é fator determinante da vitória, as partidas tão atraentes dos jogos da copa são uma oportunidade de tornar visível a importância do trabalho em equipe.

Mostrar que a vitória se constrói a partir do esforço de cada jogador e não se resume ao autor do gol. As comemorações dos jogadores são uma demonstração de que os méritos alcançados em conjunto são divididos igualmente entre todos.

As importâncias individuais também ficam expostas quando cada jogador tem suas funções definidas. Atuando em tarefas diferentes, mas com organização e dedicação, é possível mostrar que toda participação, por mais discreta que seja, tem real importância no sucesso daquilo que se propõem. 

As diversidades

Pelo fato de se apresentarem jogadores de todas as regiões do mundo, a Copa é uma oportunidade de demonstrar às crianças que não há diferença entre as pessoas humanas. Jogadores de variadas origens, diversos costumes e crenças, etnias e culturas das mais variadas se reúnem para disputas esportivas.

Todos, sem exceção, se alegram na vitória, entristecem na derrota, sofrem as dores dos embates corporais e dividem igualmente os sonhos de vencer. Não há maneira mais apropriada de, esquecendo os detalhes que nos diferenciam e evidenciando as grandezas que nos igualam, oferecer a todos a certeza de que somos todos pertencentes à mesma raça: a humana. 

Temas culturais e sociais

Outra fonte de pesquisa são as variadas culturas das seleções classificadas para este período da Copa do mundo. Além das possibilidades da localização e exploração geográfica de cada país, onde as crianças podem fazer contato com os mapas, também suas culturas podem ser evidenciadas.

Suas artes, sua culinária, seus costumes são um prato repleto de elementos de que podemos fazer uso. Vale dizer que o respeito é construído a partir do conhecimento, ou seja, ele deve sair do campo teórico para se firmar no real. É mais fácil construir uma relação de respeito por aquilo que conhecemos.  

Claro, diversão garantida!

Não menos importante, a diversão é um pilar de sustentação da infância. Momentos de descontração e até mesmo de alguma “desordem” que possam acontecer durante o acompanhamento dos jogos também são bem vindos.

Transgredir, ao menos que parcialmente as formalidades (como o uso do uniforme da escola, por exemplo) pode ser algo muito prazeroso a todos. É hora de unir em alegria o corpo docente, a direção, a equipe de apoio e fazer de sua escola uma verdadeira seleção.

Cada qual “jogando em sua posição”, juntem-se em torno deste evento tão rico para vivenciarem estas experiências de união, entrega e esforço. Que todos percebam suas importâncias e busquem, sempre, os melhores resultados de uma educação de melhor qualidade.

E assim, sejamos cada um de nós, parte do “time titular” de uma escola mais humana e produtora de tempos felizes.

Cada um, um craque.