Como trouxemos no texto da semana passada, a retrospectiva da Diálogos para o ano de 2023 direciona nosso olhar para o tempo presente e, a partir dessa perspectiva, resgatando as memórias que marcaram nossa jornada ao longo do ano. Na semana passada falamos sobre as conexões que tivemos nos meses de dezembro, novembro, outubro e setembro. Neste, vamos exercitar o olhar para meses um pouco mais distantes para mostrar que o que somos hoje é fruto do que fomos ontem.

No mês de agosto falamos sobre o poder da palavra, mais especificamente sobre a alfabetização. Trouxemos para nosso Embalados uma publicação inédita: “Infâncias e Escritas”, de Andréa Luize, Andréa Dias Tambelli e Bárbara Francieli Passos. O livro mostra como a escrita, no tempo certo, é uma forma de expressão para as crianças, que podem usar palavras para comunicar suas ideias, pensamentos e emoções. Dizem que agosto é o mês que não acaba nunca, e pra gente não foi diferente. Numerosas viagens, atividades, eventos e, sobretudo, pela presença constante de ônibus que trouxeram visitantes de diversas cidades para os encontros das Paradas Pedagógicas na Casa Diálogos. 

Neste período, participamos da 64ª viagem, uma experiência personalizada na Colômbia com educadores do Santa Marcelina. Lançamos a série “É Fundamental”, visando perpetuar boas práticas além da Educação Infantil, e o projeto Diálogos Bilingual.

Em julho, foi a vez de nos aprofundarmos ainda mais sobre a importância do ateliê na Educação Infantil. Embalamos o livro “Ateliê Aberto”, que traz fundamentações importantes, fotografias vibrantes e inspiradoras de diversos espaços, bem como textos de Roberta Prandi, Mirta Tagliati, Mariaelena Bega, Sabrina Bonaccini, Mirella Ruozzi, Federica Marani. Além disso, encontros significativos que fortaleceram laços e inspiraram educadores de várias regiões do Brasil. 

O compartilhamento de ideias trouxe a importância do diálogo. O mês foi pautado pelas expressões criativas, espaços de pesquisa e a vida cotidiana nas escolas. Uma experiência inédita marcou o mês com uma viagem a escolas em São Paulo, oferecendo aos educadores a oportunidade de explorar diferentes abordagens pedagógicas e ambientes de aprendizagem.

O mês de junho trouxe reflexões de uma vida que, assim como a nossa, é marcada pela educação. Fátima Freire embalou nossa leitura com o livro “Uma vida marcada pela educação”, que provocou reflexões sobre o tempo, trabalho e aprendizagem em meio ao cenário pós-pandemia.

Tivemos muitas Visitas à Casa Diálogos, seja de educadores independentes ou grupos de escolas, uma imersão em práticas educacionais e na expansão da biblioteca própria da Diálogos.

O mês de maio, terminando a segunda parte da nossa retrospectiva não poderia falar sobre aquilo que temos pensado neste fim de ano: o futuro. A Editora Diálogos Embalados teve sua inauguração marcada pelo lançamento do livro “Professores: libertar o futuro”, escrito por António Nóvoa, educador português e reitor honorário da Universidade de Lisboa. Os eventos presenciais de lançamento ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro, reunindo mais de 1000 educadores. Além disso, a Casa recebeu os lançamentos dos livros “Espaços do Sim” e “Abordagens Participativas na Educação Infantil”, com a presença dos autores Karine Ramos e Bruna Ribeiro. A mostra “O Corpo é uma Cidade de Memórias”, do Ateliê Carambola, proporcionou investigações curiosas de crianças sobre o movimento do corpo durante todo o mês. 

Que possamos refletir sobre estes meses não apenas como um retorno ao passado, mas como um guia para o presente e uma fonte de inspiração para o futuro. Cada parte deste registro pedagógico foi preenchida com dedicação, diálogo e a firme convicção de que a educação tem o poder de transformar. Que continuemos, juntos, construindo caminhos que enriqueçam a educação e causem um impacto positivo nas vidas das crianças e dos educadores. Que o futuro nos traga mais momentos de aprendizado, colaboração e inspiração. Que a Diálogos siga sendo um local de encontros significativos e transformadores. A vida é uma jornada, e estamos preparados para prosseguir nessa caminhada junto com você.