O encontro entre uma criança e um dinossauro, caso isso tenha sido possível um dia, possivelmente não seria muito agradável, nem capaz de estabelecer uma relação de carinho ou admiração! 

Entretanto, é nítida a atração que os pequenos sentem por estes gigantes pré-históricos que habitaram nosso planeta há algumas centenas de milhões de anos atrás. E afinal, de onde vem esta relação tão estreita entre eles e nossas crianças?

Muitas formas diferentes

Quadrúpedes, bípedes, terrestres, voadores, aquáticos, herbívoros e carnívoros, grandes e pequenos. A ciência, por intermédio do encontro dos fósseis e atualmente com a ajuda da computação gráfica, tem em catálogo uma infinidade de espécies de dinossauros.

São aproximadamente 700 tipos de dinossauros, possivelmente um número maior que as espécies de “Pokémon”, originários da criação humana. Esta variedade de características físicas pode ser um dos motivos pelos quais as crianças se interessam tanto por eles.   

Os vilões superpoderosos

É possível, também, que um dos itens de interesse infantil (e porque não dizer dos adultos também) é a postura quase que indestrutível destes seres. Basta imaginar que não tinham predadores, exceto entre eles mesmos, para concluir que as batalhas pela sobrevivência eram bastante intensas e ferozes.

Essa postura dos dinossauros, de extrema força e poder, também é um componente que integra o atrativo. 

Fantasia e imaginário

Tudo aquilo que tem a capacidade de estimular o imaginário e a fantasia das crianças acaba, de alguma forma, fazendo parte de sua vida e de seus interesses. Assim é com os contos infantis, as princesas, os cavaleiros, o velho oeste, os super-heróis, e por aí vai.

Pelo fato de não habitarem mais nosso planeta, e por este motivo não provocarem mais medo, toda a brincadeira fica mesmo por conta do exercício lúdico da imaginação.  

Espaço aberto para outros temas

A aproximação com o mundo dos dinossauros abre espaço para que as crianças se interessem pelo estudo da história do mundo, da geografia, da anatomia. É possível trabalhar com eles nas questões da temporalidade, das diferentes  formações corpóreas, das possibilidades alimentares e da construção da natureza e suas transformações.

Apesar de os dinossauros não serem mais tão jovens, há sempre algo que as crianças (e todos nós) podemos aprender com eles.

Mas, eles ainda estão por aqui…

Todo esse fascínio que estes simpáticos ‘monstros’ nos causam faz com que não sejam esquecidos. Eles seguem habitando as telas de nossos cinemas em papéis de protagonismo, eles ainda se reproduzem nas fábricas de brinquedos por todo o mundo, alguns ainda se movem em parques temáticos e museus.

Não bastasse, eles seguem vivos nas ilustrações da farta literatura que segue sendo escrita sobre eles. Desde os mais profundos livros da Paleontologia até a literatura para a infância, os “Dinos” seguem vivos, ferozes e muito simpáticos.

E nossa livraria virtual, é claro, eles também marcam sua “pegada”. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esses nossos “pets” imaginários, anotamos algumas sugestões de livros para que eles sigam lembrados. 

Pode clicar, eles não mordem…