Lá vamos nós para mais um ano letivo

Depois deste período de merecido descanso, é hora de vestir os aventais para seguir nossa missão tão importante de educar. Ânimos renovados, corpos e mentes descansados e prontos para o ano que se inicia.

Aparentemente este é um lindo discurso, mas lá no fundo, estamos mesmo prontos? 

Ânimos renovados

Ânimo é um estado de espírito que engloba esperança, fé e determinação. Quando nos sentimos animados automaticamente nosso corpo apresenta respostas de maior vigor físico, maior resistência e, por consequência, uma prazerosa sensação de bem estar.

Ele também pode nascer quando nos deparamos com algum desafio que, por opção, escolhemos enfrentar. É comum ficarmos animados com um salto de paraquedas ou um voo de balão. Ainda que pareça assustador, quando o fazemos por nossa livre determinação, isso nos deixa bastante animados. 

Se você escolheu o desafio de ser educador ou educadora, certamente esses primeiros dias do ano são animadores. Reconecte-se sempre com os prazeres e os desafios que lhe motivaram nesta escolha, para que a rotina não esmaeça seu desejo de transformar o mundo por intermédio da educação.

Corpos e mentes descansados

Sabemos que férias não são necessariamente um tempo de descanso para os corpos. Muitos de nós aproveitamos este período para nos entregarmos a atividades que não são possíveis de se encaixar nos cotidianos de trabalho regular.

Uma reforma em nossas casas, pintura de paredes ou aquela faxina mais completa podem nos cansar muito fisicamente. Assim também com nossas mentes. Preocupações que nas férias podem nos atingir com maior intensidade, também nos cansam emocionalmente.

Se você ainda tem algum resquício deste cansaço de férias, livre-se dele com, pelo menos, uma noite bem dormida. Desligue-se dos equipamentos eletrônicos, tome uma taça de vinho, leia algo curto e aprazível. Esta é uma das formas de reequilibrar suas energias física e mental para retornar com alegria, disposição e ânimo.

Um novo ano se inicia

Preste atenção: quando dizemos que um novo ano se inicia não estamos querendo dizer apenas que mais um ano se inicia. Cada novo ciclo que se abre, novas e inéditas possibilidades se apresentam.

Se você vai iniciar numa nova escola, isso é mais evidente: novos diretores, novos coordenadores, novos projetos, novos espaços. Mesmo para quem segue nos mesmos postos de trabalho, são novos desafios, crianças novas chegando, turmas se formando. 

Vale lembrar que educadores são seres em constante formação, e por isso sempre em transformação. Ou seja,  nossa forma de enxergar o mundo e seus desafios mudam, isso faz com que mudemos nossas posturas e repensemos nossas verdades.

Assim como a água do rio nunca é a mesma, nós também nunca seremos os mesmos. 

Muito mais do que apenas voltar ao trabalho, nosso desejo é que vocês voltem a visitar as razões que motivaram sua escolha de vida em favor da educação. Que elas rebrotem em seus corações para motivá-las novamente, e sempre.

Nosso ânimo há de vir sempre de nossa entrega amorosa à infância, às suas individualidades, suas potências e habilidades. Que não nos esqueçamos do quão íntima é a relação ensino/aprendizagem, e da importância ímpar dos educadores na transformação do mundo em um lugar melhor de se viver. 

Renove-se, junto ao ano que se inicia, da grandeza contida em cada uma das infâncias que lhe for confiada. Porque todos importam, cada um importa.

Ainda que nossos aventais estejam marcados pelo tempo, sempre há de haver neles o espaço para o novo e para os inéditos. Assim também em nós, há de caber novos saberes, novas possibilidades, novas descobertas e desafios. 

Tudo isso nos fará novos, para novos anos que se iniciam.